Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Covid-19: Diabéticos representam 9% dos mortos

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando "mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19", mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus, alertou hoje a Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses (APDP).

Covid-19: Diabéticos representam 9% dos mortos
Notícias ao Minuto

14:22 - 01/04/20 por Lusa

País Pandemia

A informação foi avançada hoje pelo presidente da Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses (APDP), José Manuel Boavida, durante a conferência de imprensa de atualização sobre a infeção pelo novo coronavírus, que já infetou mais de oito mil pessoas em Portugal.

Segundo José Manuel Boavida, "não há qualquer evidência que as pessoas com a diabetes sejam mais atreitas a ser infetadas pelo coronavírus".

Também "não existe evidência de diferença entre os vários tipos de diabetes -- tipo I e II" e, se a doença estiver "bem compensada, o risco é o mesmo da população em geral", sublinhou o presidente da APDP.

No entanto, é preciso prevenir. Estes doentes são um "grupo de maior risco, com um aumento de mortalidade, atingindo mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19", alertou.

Por isso, José Manuel Boavida deixou algumas recomendações, tais como controlar a diabetes para se conseguir melhores prognósticos e valorizar a necessidade da proteção especial dos doentes crónicos.

Sobre a proteção destes doentes, o presidente da APDP lembrou que se deve optar sempre pelo teletrabalho ou então pelo "trabalho em condições de segurança". O distanciamento social, em especial para as pessoas com mais de 60 anos, foi outro dos conselhos.

O secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales, lembrou por seu turno que a diabetes afeta mais de dois milhões de portugueses que neste momento "estão mais vulneráveis" e "precisam de uma resposta diferenciadora, que associações como a APDP tem conseguido dar".

O presidente da APDP acrescentou que entre doentes e familiares, a diabetes atinge "mais de um terço da população portuguesa".

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista até hoje 187 mortes associadas à covid-19 e 8.251 pessoas infetadas.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados a 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de março até às 23:59 de 2 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório