Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Associação de pais quer angariar computadores para alunos açorianos

A associação de pais de uma escola em Ponta Delgada lançou a campanha 'Tenho e não uso: Ajudo!', que pretende angariar computadores e 'tablets' para alunos que não conseguem acompanhar as aulas à distância.

Associação de pais quer angariar computadores para alunos açorianos
Notícias ao Minuto

13:12 - 01/04/20 por Lusa

País Covid-19

A campanha 'Tenho e não uso: Ajudo' foi lançada no Facebook, depois de um levantamento feito pela comunidade escolar ter identificado 236 alunos que não conseguem aceder às aulas à distância por não terem computadores, ou outro tipo de equipamento informático que permita descarregar os 'emails' com o material letivo.

A medida reveste-se de especial importância depois de hoje ter sido revelado que, face à pandemia de covid-19, o Governo dos Açores decidiu que todas as atividades letivas no 3.º período serão ministradas em regime de ensino à distância.

"A associação de pais, em conjunto com a direção da escola, lançou uma campanha para angariar portáteis, 'tablets', que as pessoas tenham em casa arrumados numa caixa e já não usam, e que vão, de certeza, ser bem utilizados por estas crianças que precisam", adiantou à Lusa o presidente da associação de pais da Escola Básica Integrada de Capelas (concelho de Ponta Delgada), Ricardo Pereira.

Estão, ainda, sinalizadas 60 crianças que não têm acesso à Internet em casa, mas a associação considerou que, "através de um 'hotspot' feito com qualquer telemóvel, a criança consegue descarregar um 'email'" e, nos casos em que isso não é possível, a associação irá disponibilizar, "com meios próprios", 'pens' 3G.

Ricardo Pereira explicou à Lusa que a dispersão geográfica do agrupamento escolar, que inclui 13 escolas, vai desde o João Bom até aos Fenais da Luz, compreendendo 1.500 alunos duma comunidade escolar em que "70% dos pais recebem apoio social".

"Estamos numa zona muito, muito desfavorecida, e com carências muito grandes, portanto, a informática é a última das preocupações destas pessoas. Estar a pedir-lhes para terem aulas à distância, quando elas, se calhar, têm dificuldades para comer, é um bocadinho irrealista", afirmou.

O objetivo é angariar todo o equipamento até ao início do 3.º período, que arranca em 13 de abril, e todo o material doado vai passar a fazer parte do parque escolar, sendo emprestado aos alunos que dele precisem.

A iniciativa decorre em parceria com a Junta de Freguesia das Capelas, que irá proceder à recolha dos equipamentos escolares.

"Eles têm veículo próprio e os funcionários da junta a postos com todos os equipamentos de segurança. Todos os equipamentos vão ser desinfetados antes de serem vistos pelo departamento de informática da escola, que também está a postos para formatar os computadores e para os colocar em condições de os partilhar pelos alunos", concretizou.

Este pai admite que "vai ser um bocado difícil" atingir o objetivo, mas diz "acreditar que é possível".

"Isto seria mais fácil se, em vez de 200 computadores, tivéssemos 50 computadores e juntássemos os miúdos em grupos de cinco ou seis, mas isso não é possível nesta altura. Temos mesmo de angariar os 236 computadores", conclui.

Os Açores têm até à data 49 casos confirmados da covid-19.

O concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, está desde domingo em cerco sanitário.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório