Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Mais 600 camas com pressão negativa em projeto de hospital de campanha

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Ordem dos Médicos apresentaram ao Governo um projeto para um hospital de campanha com capacidade para mais de 600 camas em enfermarias de pressão negativa.

Mais 600 camas com pressão negativa em projeto de hospital de campanha
Notícias ao Minuto

12:11 - 01/04/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a AEP e a Ordem dos Médicos (OM) referem que o protocolo que celebraram, no âmbito do projeto SOS Coronavírus, pretende "identificar necessidades e avaliar as prioridades na aplicação dos recursos financeiros, infraestruturais materiais e humanos" de que a iniciativa precisa.

O projeto deste hospital de campanha é da autoria do arquiteto Ricardo Oliveira, do gabinete RSO, indica a nota.

"A ideia é que o hospital seja modular, isto é, que veja a sua capacidade aumentar em função das necessidades da pandemia", explica o bastonário da OM, citado no comunicado, explicando que na primeira fase seriam disponibilizadas 48 camas e que a capacidade pode ser estendida até às 624 camas.

Miguel Guimarães destaca ainda a particularidade deste projeto: "Todos os doentes são tratados em enfermarias de pressão negativa e com acesso a equipamentos que permitem dar resposta a casos com alguma complexidade".

Nos espaços com pressão de ar negativa, o sistema de ventilação faz uma renovação de ar permanente e a pressão é mais baixa, o que evita que o vírus saia e contamine mais pessoas, sendo também benéfico em termos de recuperação pulmonar, explica a nota.

Também citado no comunicado, o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, sublinha a difícil situação que o país está a viver com a pandemia de covid-19 e garante que a associação assegurará "a identificação e coordenação das empresas que possam associar-se e apoiar este projeto, que deverá ser liderado pelas autoridades de saúde e pela Ordem dos Médicos".

A campanha SOS Coronavírus, uma iniciativa da AEP que teve inicio a 13 de março, tem também como objetivo a angariação de fundos, cujos montantes serão atribuídos atendendo às necessidades existentes no país, num processo articulado com a OM e auditado pela KBMG.

Portugal, onde o primeiro caso de covid-19 foi confirmado a 02 de março, está em estado de emergência até quinta-feira.

Os últimos dados indicam que o país regista 160 mortes e mais de 7.400 infetados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a doença covid-19, uma infeção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.

Dos 7.400 infetados, 627 estão internadas, 188 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Detetado em dezembro de 2019, na China, o novo coronavírusinfetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 165 mil são considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório