Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. Qualidade do ar com "efetivo aumento" durante emergência

No caso de Lisboa a redução "é mais significativa, chegando aos 80% em alguns locais da capital" e no Porto "a redução atinge os 60% em alguns pontos da cidade".

Covid-19. Qualidade do ar com "efetivo aumento" durante emergência
Notícias ao Minuto

09:31 - 01/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A qualidade do ar em Portugal e Espanha teve um "efetivo aumento" no período do estado de emergência em que vivemos devido à pandemia de Covid-19. Os dados são do Air Centre - entre os dias 10 e 28 de março - e foram revelados na manhã desta quarta-feira pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

"A monitorização das emissões de dióxido de azoto (NO2) em Portugal e Espanha ao longo do mês de março pelo AIR Centre mostra um efetivo aumento do nível da qualidade do ar durante o período de emergência nacional decretado no contexto do surto da doença COVID-19", pode ler-se na nota enviada às redações

No caso de Lisboa a redução "é mais significativa, chegando aos 80% em alguns locais da capital" e no Porto "a redução atinge os 60% em alguns pontos da cidade". 

Esta evolução, sublinha-se "é particularmente benéfica para reduzir a probabilidade de afetar pessoas com problemas respiratórios". É ainda explicado pela tutela que a inalação por dióxido de azoto está "relacionada com o aumento da probabilidade de problemas respiratórios, uma vez que em altas doses poderia inflamar o revestimento dos pulmões e reduzir a imunidade a infeções pulmonares", podendo causar tosse, constipações ou bronquites. 

A análise mostra um dos impactos do estado de emergência em que nos encontramos, "uma vez que o dióxido de azoto é gerado sobretudo por emissões resultantes de setores como transportes e indústria", que se encontram com desativados ou com reduções significativas. 

Veja as alterações nas imagens em baixo

Notícias ao MinutoEmissões de Dióxido de Azoto© AIR Centre / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Notícias ao MinutoEmissões de Dióxido de Azoto© AIR Centre / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Recomendados para si

;
Campo obrigatório