Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

"Esperança em dias de incerteza". Idosa de 93 anos recupera em Lisboa

Mulher venceu Covid-19 e voltou para a sua casa e o seu marido. História foi revelada por António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde.

"Esperança em dias de incerteza". Idosa de 93 anos recupera em Lisboa
Notícias ao Minuto

16:22 - 31/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Uma idosa de 93 anos recuperou da Covid-19, na Grande Lisboa, e conseguiu, após 11 dias, voltar para a sua casa e para o seu marido. Esta história - que nos traz esperança - foi transmitida esta terça-feira na conferência que faz um balanço da situação epidemiológica em Portugal pelo secretário de Estado da Saúde.

António Lacerda Sales começou o ponto da situação de hoje pelos casos recuperados do vírus que já se verificaram no nosso país, valor que se tem "alterado pouco em relação a outros indicadores"

"Em parte", continuou o responsável, isto deve-se à Covid-19 se tratar de "uma doença de convalescença lenta, também de notificação tardia" até porque "a maior parte dos doentes trata-se no domicílio, o que pode originar um hiato maior no conhecimento da recuperação que é aferida por dois testes negativos em, pelo menos, 24 horas". 

Depois, o secretário de Estado partilhou o cenário que nos dá um exemplo de superação: "Mais do que os números que repetimos e atualizamos, há pessoas e há histórias que nos chegam e que são sinal de esperança em dias de incerteza".

"Como, por exemplo, o de uma senhora de 93 anos da Grande Lisboa que chegou ao hospital com um quadro de pneumonia grave, a meio deste mês, diagnosticada com Covid-19 e que, depois de 11 dias de internamento, recuperou e voltou à sua casa onde vive com o seu marido", revelou, garantindo ainda que há "mais histórias" que nos dão esperança. 

Há 7.443 infetados por Covid-19 em Portugal e já se contabilizaram 160 mortes (mais 20 do que ontem) no nosso país devido a este vírus, foi avançado no mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta terça-feira ao final da manhã. O número de casos recuperados mantém-se nos 43. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório