Meteorologia

  • 28 MAIO 2020
Tempo
27º
MIN 20º MÁX 33º

Edição

"Esperança em dias de incerteza". Idosa de 93 anos recupera em Lisboa

Mulher venceu Covid-19 e voltou para a sua casa e o seu marido. História foi revelada por António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde.

"Esperança em dias de incerteza". Idosa de 93 anos recupera em Lisboa

Uma idosa de 93 anos recuperou da Covid-19, na Grande Lisboa, e conseguiu, após 11 dias, voltar para a sua casa e para o seu marido. Esta história - que nos traz esperança - foi transmitida esta terça-feira na conferência que faz um balanço da situação epidemiológica em Portugal pelo secretário de Estado da Saúde.

António Lacerda Sales começou o ponto da situação de hoje pelos casos recuperados do vírus que já se verificaram no nosso país, valor que se tem "alterado pouco em relação a outros indicadores"

"Em parte", continuou o responsável, isto deve-se à Covid-19 se tratar de "uma doença de convalescença lenta, também de notificação tardia" até porque "a maior parte dos doentes trata-se no domicílio, o que pode originar um hiato maior no conhecimento da recuperação que é aferida por dois testes negativos em, pelo menos, 24 horas". 

Depois, o secretário de Estado partilhou o cenário que nos dá um exemplo de superação: "Mais do que os números que repetimos e atualizamos, há pessoas e há histórias que nos chegam e que são sinal de esperança em dias de incerteza".

"Como, por exemplo, o de uma senhora de 93 anos da Grande Lisboa que chegou ao hospital com um quadro de pneumonia grave, a meio deste mês, diagnosticada com Covid-19 e que, depois de 11 dias de internamento, recuperou e voltou à sua casa onde vive com o seu marido", revelou, garantindo ainda que há "mais histórias" que nos dão esperança. 

Há 7.443 infetados por Covid-19 em Portugal e já se contabilizaram 160 mortes (mais 20 do que ontem) no nosso país devido a este vírus, foi avançado no mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta terça-feira ao final da manhã. O número de casos recuperados mantém-se nos 43. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório