Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Diminuíram emigrantes em França que queriam regressar a Portugal

O embaixador de Portugal em Paris, Jorge Torres Pereira, considera que a situação dos portugueses e luso-descendentes que queriam voltar a Portugal "acalmou um bocado" e não tem conhecimento de casos da doença na comunidade.

Diminuíram emigrantes em França que queriam regressar a Portugal
Notícias ao Minuto

14:32 - 31/03/20 por Lusa

País Covid-19

As questões da comunidade portuguesa sobre um regresso a Portugal junto aos consulados levou na última semana o embaixador a fazer um apelo aos emigrantes para que não viajassem para o país, um alerta que parece ter sortido efeito.

"A situação acalmou um bocado. [...] Apercebi-me que havia pessoas que estavam a ver a coisa de uma forma mais frívola e menos adequada à gravidade da situação e por isso quis chamar a atenção. Mas, entretanto, as pessoas têm consciência que ficar em casa é fundamental", afirmou o diplomata em declarações à Agência Lusa.

Apesar de os consulados e a embaixada estarem fechados desde o início da quarentena em França, Jorge Torres Pereira indicou que a rede continua a funcionar e "está bem coordenada".

"Os consulados continuam a receber questões por telefone às quais vão dando resposta", declarou o embaixador.

Para já, o diplomata português diz não ter conhecimento de casos de covid-19 na comunidade, mas que os consulados estão sensíveis aos efeitos da pandemia na economia e como isso pode ter um impacto nos emigrantes.

"De uma forma geral, os consulados têm noção de situações que podem ser problemáticas de trabalhadores de empresas que vão deixar de ter trabalho e dão resposta a esses pedidos", indicou Jorge Torres Pereira, reforçando que os consulados podem ajudar a "reencaminhar" certas questões, mas não resolvê-las diretamente.

O embaixador pede agora ao portugueses e luso-descendentes em território francês que conservem "a tranquilidade e a calma" nas próximas semanas. "Não vamos exagerar o que não precisa de ser exagerado", disse.

Para além de contactos diários entre o embaixador e os diferentes cônsules em território francês, Jorge Torres Pereira também está em contacto permanente com a ministra francesa dos Assuntos Europeus, Amélie de Montchalin, e os restantes embaixadores da União Europeia em França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório