Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Covid-19. Viana do Castelo lança Linha de Apoio à Solidão

Linha vai ter acompanhamento psicológico. Pretende diminuir a perceção de isolamento.

Covid-19. Viana do Castelo lança Linha de Apoio à Solidão
Notícias ao Minuto

13:23 - 31/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Amara Municipal de Viana do Castelo lançou uma Linha de Apoio à Solidão que terá acompanhamento psicológico e que apresenta como objetivo informar e encaminhar os munícipes. A linha pode ser contactada pelo número 258 809 317 e estará disponível entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, de segunda a sexta-feira.

Escreve a autarquia em comunicado publicado no Facebook que "neste contexto de pandemia, o papel do acompanhamento psicológico é crucial para promover a literacia sobre a Covid-19, prevenção de comportamentos de risco, e promoção de comportamentos pró-sociais e pró-saúde".

O seguimento que esta linha vai proporcionar aos habitantes tem ainda como objetivos "promover literacia em saúde psicológica e a prestação de suporte emocional e de estratégias para lidar com o isolamento, adaptação à mudança e com situações de crise (perturbação psicológica, situações de negligência, abuso, violência, consumos ou outras)."

Pretende ainda a "diminuição da perceção de isolamento", para promover a tomada de consciência "de que a pessoa não está sozinha" e "comportamentos proativos, para que a pessoa se mostre próxima e socialmente conetável e mantenha contatos com a família e amigos, através de meios de comunicação à distância". 

De recordar que há 7.443 infetados por Covid-19 em Portugal e já se contabilizaram 160 mortes (mais 20 do que ontem) no nosso país devido a este vírus, é avançado no mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta terça-feira ao final da manhã. 

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 7 mil casos e 160 mortes em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório