INEM regista um aumento de mil casos de AVC num ano
Em 2019, em média foram registados 12 casos por dia.

© Twitter/ rsantos50

País AVC
O Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM anunciou, esta terça-feira, que encaminhou, em 2019, 4.415 doentes para a Via Verde do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Em comunicado, no dia em que se assinala o Dia Nacional do Doente com AVC, o organismo do Ministério da Saúde precisou que no ano passado registou-se "uma média de 12 casos por dia", havendo um aumento "de mais 919 casos comparativamente com 2018".
"Os distritos de Porto e Lisboa registaram o maior número de casos com 1.041 e 916 casos, respetivamente. Seguiram-se Braga com 432, Setúbal com 309 e Aveiro com 218", pode ler-se na referida nota.
Já no primeiro trimestre de 2020, o INEM identificou 1.369 casos de AVC encaminhados para a Via Verde, mais 353 casos em comparação com igual período de 2019.
"O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares. As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos", alertou o instituto.
O INEM deixou ainda um apelo à população recordando que tendo em conta "o contexto atual de pandemia pelo novo coronavírus, importa reforçar a necessidade de os cidadãos continuarem a ligar 112 sempre que se verifique uma situação de doença súbita ou acidente".
Recorde-se que a falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar são os principais sinais e sintomas que podem indicar a ocorrência de um AVC. Se estes sinais forem reconhecidos, deve ligar imediatamente para o 112.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários