Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Universidade de Coimbra lança plataforma com investigação sobre Covid-19

A Universidade de Coimbra (UC) lançou a plataforma "UC Against Covid-19", que vai agregar todos os projetos de investigação da instituição associados aos efeitos e à luta contra a pandemia, foi hoje anunciado.

Universidade de Coimbra lança plataforma com investigação sobre Covid-19
Notícias ao Minuto

10:57 - 31/03/20 por Lusa

País Pandemia

"Com o foco na prevenção, contenção e mitigação da doença causada pelo novo coronavírus, acaba de ser lançada a plataforma 'UC Against Covid-19', que vai agregar todos os projetos de investigação e inovação da UC associados aos efeitos e à luta contra a pandemia", anunciou hoje a Universidade de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a nota, a plataforma reúne as iniciativas de resposta aos problemas da região e do país que foram nascendo nos laboratórios da UC.

A plataforma "pretende unir esforços na realização de testes de rastreio da doença, na produção de equipamentos e materiais de proteção (como máscaras, viseiras ou gel desinfetante), investigação científica, tecnológica e sobre o impacto da doença na sociedade e na partilha de estudos, análises e reflexões dos investigadores da UC sobre estas temáticas", explica.

Os progressos e resultados mais significativos vão ser divulgados ao longo das próximas semanas, acrescenta a Universidade de Coimbra.

De acordo com a UC, esta plataforma agrega ainda outras iniciativas da instituição em resposta à pandemia da covid-19, como a cedência de equipamentos informáticos para alunos em situação de carência económica, a criação de uma linha de apoio emocional e um programa de promoção do bem-estar físico e mental.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório