Em comunicado, o SINAPOL avisou hoje que "tudo fará" para impedir que o Governo concretize a "abominável, aberrante, ignorante e acima de tudo desleal proposta" de aumentar a idade de acesso à pré-reforma na Polícia de Segurança Pública (PSP) para os 59 anos e meio.
Para a estrutura sindical, a medida tem "evidentes segundas intenções" de, em seguida, aumentar a idade da reforma para os 65 anos.
"A segurança do pPs, dos cidadãos e dos polícias não pode ser posta em causa a todo o custo, como aparentemente se está a querer fazer ao tentar pôr em vigor algo que envelhecerá a média de idades dos polícias portugueses em 10 anos. Algo inédito num país civilizado e europeu", lê-se no comunicado.
"O SINAPOL nunca capitulará a tal medida e lutará contra a implementação de tal aberração com toda a sua força", acrescenta o documento.
O Governo pretende aumentar para os 59 anos e seis meses a idade da pré-aposentação na PSP, já em 2013, quando estava previsto que isso acontecesse só em 2014, segundo o documento apresentado aos sindicatos da Função Pública.