Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Como se 'constroem' e páram as cadeias de transmissão? DGS mostra

A Direção-Geral da Saúde usa um pequeno vídeo para mostrar como pode parar a transmissão da Covid-19 e reitera as recomendações sobre o que deve fazer para se manter em segurança.

Como se 'constroem' e páram as cadeias de transmissão? DGS mostra
Notícias ao Minuto

15:43 - 30/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, na manhã desta segunda-feira, um pequeno vídeo em que é demonstrado um exemplo de cadeia de transmissão pelo novo coronavírus e reitera algumas das recomendações que tem vindo a fazer para os portugueses se manterem em segurança. 

Nestas imagens, a autoridade mostra como apenas uma pessoa pode dar origem a uma transmissão, infetando outras duas, que vão contagiar mais e assim sucessivamente... podendo chegar até às dezenas de casos

Depois, é dado um novo exemplo em que surge uma pessoa nessa cadeia que lavou as mãos e outra que se manteve em casa, diminuindo logo consideravelmente o número de transmissões do vírus. Deste modo, ficamos todos mais seguros. 

"Um pequeno esforço de cada um de nós" resulta num "grande impacto para todos", afirma a DGS que aconselha

  • Lave as mãos frequentemente; 
  • Mantenha boas práticas de segurança alimentar; 
  • Proteja o espirro com um lenço ou o braço; 
  • Recorra a fontes oficiais; 
  • Use máscara só com indicação. 

Segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal registou nas últimas 24 horas mais 446 infetados e mais 21 mortes. O número total de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus é agora de 6.408 e já morreram 140 pessoas desde o início do surto em Portugal. O número de pessoas que recuperaram mantém-se inalterado (43) deste a passada quinta-feira.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal tem já mais de seis mil casos e 140 mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório