Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva fazem 2.000 análises em lares

As câmaras de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva vão fazer análises, nos "próximos dias", para deteção de covid-19 a cerca de 2.000 idosos que frequentam os lares daqueles concelhos, informou hoje fonte autárquica.

Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva fazem 2.000 análises em lares
Notícias ao Minuto

12:39 - 30/03/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo um comunicado da Câmara de Penafiel, "o programa avançará "de imediato, como medida de prevenção e contenção da epidemia, numa franja da população que é a mais vulnerável".

Assinala-se também que, face às informações mais recentes, que "dão conta de um aumento generalizado de pessoas infetadas em lares e instituições particulares de solidariedade social", justifica-se esta medida, porque "mais vale prevenir que remediar".

Citado no comunicado, o presidente da câmara, Antonino Sousa, assinala que se está perante uma crise que "é uma aprendizagem diária e constante".

"Se temos ao nosso alcance a possibilidade de fazer mais e fazer diferente, não vamos ficar de braços cruzados", assinalou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 697 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 33.200.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde, divulgado no domingo, registaram-se 119 mortes e 5.962 casos de infeções.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório