Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Misericórdia de Foz Côa transferiu 11 utentes que testaram positivo

Desinfeção do Lar Nossa Senhora da Veiga, onde se encontram 47 utentes que testaram positivo para a covid-19, arranca esta segunda-feira.

Misericórdia de Foz Côa transferiu 11 utentes que testaram positivo
Notícias ao Minuto

22:43 - 29/03/20 por Lusa

País Covid-19

O provedor da Misericórdia de Foz Côa, no distrito da Guarda, anunciou hoje que 11 utentes que testaram positivo para a covid-19 foram transferidos para um edifício cedido pelo município.

"Já procedemos à transferência de idosos do nosso Lar para as instalações do Centro de Formação agrícola que foram cedidas pelo município", vincou à Lusa António Morgado.

Segundo provedor, na segunda-feira, durante a manhã, terá início a desinfeção do Lar Nossa Senhora da Veiga, onde se encontram 47 utentes que testaram positivo para a covid-19.

Ao início da manhã de domingo, o provedor da Misericórdia de Foz Côa, fez um apelo "desesperado" ao Governo para que os 47 utentes com covid-19 no lar da instituição sejam retirados e trados em ambiente hospitalar.

O provedor reforça que as pessoas infetadas, com mais ou menos sintomas, são idosos debilitados, que devem ser acompanhadas pelo ministério da Saúde em ambiente hospitalar.

A instituição apela ao voluntariado para ajudar a minimizar os impactos da covid-19, já que mais de metade, dos 30 funcionários (17) testou positivo e encontra-se em quarentena em casa.

"Sem recursos é praticamente impossível tomar conta dos idosos contaminados, seja qual for o grau de evidências do covid-19. Tempos pessoas acamadas com 70, 80 e 90 anos e que necessitam de tratamento diferenciado que nesta altura não podemos dar", vincou António Morgado.

O provedor disse à Lusa que pediu apoio à equipa de enfermagem do Centro de Saúde local "e que foi recusado", havendo idosos que necessitam de tratamentos, como fazer pensos.

O responsável disse, ainda, que o plano de contingência da instituição foi acionado no passado dia 12 de março, "muito antes de proliferação do surto da covid-19"

Este lar regista a morte de um idoso de 99 anos e outro está internado num hospital na cidade da Guarda.

O Lar de Idosos da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, encontra-se em regime de isolamento.

O primeiro foco de infeção foi registado na quarta-feira.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).

Dos infetados, 486 estão internados, 138 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório