Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente da República lamenta morte do gastrónomo Manuel Fialho

O Presidente da República lamentou hoje a morte do gastrónomo Manuel Fialho, de Évora, "militante da gastronomia alentejana e da sua cultura tradicional", apresentando as suas condolências à família.

Presidente da República lamenta morte do gastrónomo Manuel Fialho
Notícias ao Minuto

21:51 - 26/03/20 por Lusa

País Óbito

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na internet, Marcelo Rebelo de Sousa refere que Manuel Fialho, "conhecido como a alma do restaurante 'O Fialho', fundado pelo seu pai em 1945, no centro histórico de Évora, foi um militante da gastronomia alentejana e da sua cultura tradicional, projetando a identidade de uma região e tornando-a turisticamente apelativa".

O gastrónomo Manuel Fialho, um dos filhos do fundador do "icónico restaurante" O Fialho, de Évora, morreu na quarta-feira, vítima de doença prolongada, revelaram a Turismo do Alentejo e a Agência de Promoção Turística do Alentejo.

Em comunicado conjunto, as entidades lembram que Manuel Fialho integrou várias equipas diretivas da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, foi um dos fundadores da Agência de Promoção Turística do Alentejo e foi membro fundador da Confraria Gastronómica do Alentejo, desempenando diversas outras funções.

"Foi uma personalidade incontornável da sociedade alentejana a quem a região e Portugal muito devem", ajudando a "elevar o estatuto da gastronomia alentejana a uma das almas gastronómicas de Portugal", realça o comunicado, a propósito daquele que coordenou a "Carta Gastronómica do Alentejo - Monumenta Transtaganae Gastronomica" e foi também coautor de diversas obras sobre o tema.

Segundo António Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Manuel Fialho foi "uma grande referência" não só para o setor na região, como a nível nacional, tendo Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, acrescentado que a região "perde uma figura de vulto que tanto contribuiu para a gastronomia, a cultura e o turismo" no território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório