Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Pombal oferece equipamentos de proteção a IPSS, bombeiros, juntas e GNR

O Município de Pombal ofereceu 1.200 equipamentos de proteção individual a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), bombeiros, GNR e juntas de freguesia do concelho, anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Leiria.

Pombal oferece equipamentos de proteção a IPSS, bombeiros, juntas e GNR
Notícias ao Minuto

18:56 - 26/03/20 por Lusa

País Coronavírus

Luvas, proteções de pés e fatos de proteção foram entregues a oito juntas de freguesia, quatro Comissões Sociais de Freguesia (Centro Social Paroquial da Ilha, Conferência S. Vicente de Paulo e Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas), bombeiros e GNR.

Com um investimento municipal superior a 1.500 euros, estes equipamentos são "essenciais para que todos os agentes consigam desempenhar o seu papel na comunidade, protegendo, quer os profissionais, quer os beneficiários dos apoios", refere uma nota de imprensa.

Reconhecendo que o "estado de emergência sanitária em que SE vive representa também uma emergência operacional e financeira para as diversas entidades que procuram apoiar a população neste momento difícil", o Município está ainda a fazer um levantamento da necessidade de máscaras cirúrgicas nas várias IPSS.

O objetivo da Câmara liderada por Diogo Mateus é proceder à aquisição e colmatar as eventuais falhas existentes.

Até ao momento, segundo o comunicado, foi identificada a necessidade de 15.500 máscaras, que darão resposta por um período de dois meses.

O Município anunciou ainda que, na última reunião da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, foi decidida a aquisição de uma "grande quantidade de máscaras cirúrgicas", que, no caso do concelho de Pombal, serão distribuídas gratuitamente pelas IPSS.

O Município de Pombal reconhece o "importante trabalho realizado pelos profissionais das juntas de freguesia, das IPSS e dos agentes de Proteção Civil, que asseguram no terreno o combate à pandemia covid-19 e o apoio social àqueles que dele necessitam", lê-se ainda na nota.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Dos infetados, 191 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório