Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Escolas abertas durante férias da Páscoa para refeições e acolher alunos

São mais de 700 as escolas que vão continuar abertas nas próximas duas semanas para servir refeições a alunos carenciados e para acolher os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais.

Escolas abertas durante férias da Páscoa para refeições e acolher alunos
Notícias ao Minuto

18:38 - 26/03/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

As mais de 700 escolas de referência com o serviço de refeições escolares para alunos carenciados e que acolhem os filhos/dependentes dos trabalhadores de serviços essenciais manter-se-ão abertas durante a pausa letiva das férias da Páscoa, que se inicia na próxima segunda-feira, 30 de março.

Em comunicado, o Ministério da Educação reitera que as escolas têm também como missão cumprir uma função social "imprescindível", em todo o território, "garantindo diariamente apoio às crianças e jovens que necessitem de acolhimento ou de uma resposta alimentar adequada, atendendo às regras de segurança determinadas pelas autoridades de saúde". 

Na mesma nota, a tutela adianta que na segunda semana de atividades letivas presenciais suspensas, o número de refeições servidas nas escolas de norte a sul do país tem vindo a aumentar, ultrapassando a média de 6.500 refeições diárias, desde o início do processo. Só esta quarta-feira, frisa o Governo,  foram servidas cerca de oito mil refeições. 

Segundo dados do ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues, estas escolas de acolhimento dão já resposta a 150 filhos/educandos de trabalhadores de serviços especiais, que utilizaram este mecanismo.

No que diz respeito à intervenção educativa para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, além da informação enviada às escolas - cujo trabalho, que está a ser articulado com entidades de outras áreas governativas, está a ser ultimado - o Ministério da Educação refere ter enviado um inquérito, através do qual será possível identificar, com mais detalhe, a necessidade de respostas mais casuísticas.

Notas asseguradas e trabalho contínuo

Na véspera do final do 2.º período, o Governo sublinha que a pausa das próximas duas semanas decorrerá "nos moldes habituais", reiterando que as notas referentes ao 2.º período estão asseguradas, "em conformidade com as orientações já enviadas e publicadas no site https://apoioescolas.dge.mec.pt/"

A forma de as publicitar, diz a tutela, está a ser ultimada, atendendo às questões relacionadas com a proteção dos dados pessoais dos alunos. Tal como já anunciado, os  moldes de funcionamento do 3.º período letivo "serão divulgados até 9 de abril". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório