Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Hospital Divino Espírito Santo apto para testes de despiste

O hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, está a partir de hoje apto para realizar testes de despiste à covid-19, disse a Secretaria da Saúde do Governo dos Açores.

Hospital Divino Espírito Santo apto para testes de despiste
Notícias ao Minuto

14:11 - 26/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Na sequência do trabalho que temos desenvolvido nas últimas semanas, já é possível fazer testes laboratoriais aos casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 na ilha de São Miguel", afirmou a secretária regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, citada em nota de imprensa.

Os testes serão feitos no laboratório da Unidade de Genética e Patologia Molecular daquele hospital, tendo sido, segundo a nota de imprensa, reforçados os recursos humanos daquela unidade que também foi alvo de "investimento na melhoria das instalações".

Os primeiros cinco testes negativos e os primeiros cinco testes positivos realizados no laboratório do hospital Divino Espírito Santo terão de ser sujeitos a contra-análise no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa, um procedimento também realizado com o laboratório do hospital da ilha Terceira.

Os Açores contam a partir de hoje com dois laboratórios de referência para o despiste à covid-19, uma vez que já contavam com o Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Com dois laboratórios habilitados, a secretária da Saúde frisou que a região vê reforçado "o seu grau de prontidão para prevenção e contenção da transmissão do novo coronavírus e a segurança da população".

Segundo informou hoje a Autoridade de Saúde Regional, foram detetados nos Açores 24 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus, sendo seis na ilha Terceira, três no Faial, sete em São Jorge, cinco em São Miguel e três no Pico.

Até ao momento, não foram registadas mortes de covid-19 nos Açores.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório