Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Pombal cria espaços de análises rápidas e de resposta à Covid-19

O Município de Pombal anunciou hoje que vai criar um centro de rastreio móvel no Expocentro, Centro Municipal de Exposições, e instalar gabinetes médicos no Pavilhão das Atividades Económicas para dar resposta a casos suspeitos de covid-19.

Pombal cria espaços de análises rápidas e de resposta à Covid-19
Notícias ao Minuto

14:46 - 25/03/20 por Lusa

País Coronavírus

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, anunciou que, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), está a ser negociado com a Administração Regional de Saúde do Centro [ARSC] a instalação de um centro de rastreio móvel no Expocentro, que dará resposta aos concelhos do norte do distrito de Leiria, "onde já começa a haver casos suspeitos".

"À semelhança do que sucede noutros concelhos do país, queremos criar um centro de rastreio tipo 'drive-thru' para dar resposta ao pedido da Organização Mundial de Saúde: testar, testar, testar. Ficou acordado com a CIMRL, que em Leiria será criado no estádio e em Pombal no Expocentro", explicou Diogo Mateus, numa conferência de imprensa via 'Skype'.

O autarca acrescentou que está tudo preparado para avançar com a medida, falta apenas assinar o protocolo com a ARSC.

"O hospital de Santo André [Leiria] faz cerca de 200 análises por dia, o que é manifestamente insuficiente. Podemos, assim, dar resposta a todas as prescrições do Serviço Nacional de Saúde para a realização de testes e sossegar a população".

Como medida de separação de doenças agudas ditas normais e casos de covid-19, Diogo Mateus também criou no Pavilhão das Atividades Económicas oito gabinetes médicos para que os utentes com sintomas que possam ser atribuídos ao novo coronavírus não se desloquem ao centro de saúde, evitando assim um possível contágio.

Diogo Mateus alertou ainda as autoridades nacionais para que façam um controlo mais rigoroso nas fronteiras.

"Estão a regressar muitos emigrantes e é importante saber quem são e para onde vão para garantir que cumprem uma quarentena, mesmo que seja administrativa, e que sejam monitorizados".

O presidente acrescentou que essas pessoas até "podem ter necessidade de serem abastecidas e, se houver uma identificação, as juntas de freguesia podem prestar esse apoio".

Diogo Mateus revelou ainda que no concelho existem sete infetados por covid-19, dois dos quais já resultaram em óbitos, nas freguesias de Carriço, Ilha e Matamourisca, e Pombal. Há ainda 11 casos em vigilância ativa e 142 em vigilância passiva.

"Temos um caso sub-30, mas a maioria são pessoas na faixa etária de risco. Alguns destes infetados têm relações familiares".

Dos casos detetados em dois lares, Diogo Mateus assegurou que foram efetuados testes a todos aqueles que contactaram com os infetados para garantir que poderiam continuar a trabalhar.

"A autarquia assumiu o custo com 54 testes, que foram realizados a bombeiros e nas IPSS. Os recursos são escassos, pelo que não podemos ter pessoas em quarentena. Testámos todos de imediato".

Diogo Mateus revelou ainda que a CIMRL vai adquirir 300 mil máscaras para serem distribuídas a "todos aqueles que estão na primeira linha e às IPSS".

O reforço e higienização das ruas vão acentuar-se em todas as freguesias, assegurou ainda o presidente, assim como a limpeza dos resíduos sólidos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório