Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de cem utentes de lar da Misericórdia de Aveiro deverão fazer testes

O presidente da Câmara de Aveiro confirmou hoje que a autoridade de saúde e o hospital local estão a ponderar fazer testes a todos os utentes do lar da Misericórdia de Aveiro, onde foram detetados sete casos de covid-19.

Mais de cem utentes de lar da Misericórdia de Aveiro deverão fazer testes
Notícias ao Minuto

18:20 - 24/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Eles estão a ponderar usar equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica para irem ao lar fazer a recolha das zaragatoas para depois fazer o teste no Hospital", disse à Lusa o presidente da Câmara, Ribau Esteves.

O autarca referiu ainda que, até ao momento, este é o único lar do concelho onde foram detetados idosos infetados com o novo coronavírus.

"A última volta que demos aos lares foi hoje e o único que tem casos [de covid-19] é o lar da Misericórdia. Nos outros não há nenhum caso detetado", disse Ribau Esteves.

O autarca reconheceu que o lar da Misericórdia aveirense tem um nível de risco "mais elevado", porque a maior parte dos 118 utentes são "pessoas muito idosas".

"Trata-se de um lar com competências de unidade de cuidados continuados e nalguns casos até de cuidados paliativos e, portanto, há um nível de risco mais elevado", observou.

O presidente da Câmara referiu ainda que a autarquia vai encomendar máscaras e luvas para distribuir pelos lares, estando a ser ultimado o levantamento das necessidades ao nível dos equipamentos de proteção individual.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Lacerda Pais, disse que esta terça-feira foram detetados mais cinco idosos infetados com o novo coronavírus, elevando para sete o número de casos de covid-19 no lar situado no Complexo Social da Moita.

"Ao todo, temos mais cinco utentes no hospital e vamos aguentando. O nosso pessoal está a reagir muito bem. Temos plena confiança em tudo o que se está a passar", disse à Lusa Lacerda Pais, adiantando que a situação está "estabilizada".

O responsável referiu que os novos casos de infeção dizem respeito a idosos com cerca de 90 anos que "já apresentavam sintomas e que estavam isolados dos restantes utentes".

Como forma de tentar conter a propagação do novo coronavírus, o lar, que tem 118 utentes, suspendeu as visitas aos residentes, bem como a atividade do centro de dia, e vários funcionários têm optado por pernoitar nas instalações para evitar contactos com o exterior.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 30 mortes, mais sete do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril. Além disso, o Governo declarou dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório