Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Profissionais unem-se e criam página para responder a dúvidas

Ideia surgiu da necessidade de combater "o vírus da desinformação" que circula nas redes sociais e, paralelamente, garantir respostas e "refúgio" numa altura em que a Linha de SNS 24 se encontra assoberbada.

Covid-19: Profissionais unem-se e criam página para responder a dúvidas
Notícias ao Minuto

21:30 - 23/03/20 por Melissa Lopes

País Coronavírus

'COVID19 dúvidas respondidas por profissionais de saúde' é o nome da página criada no Facebook para fazer face à desinformação que circula nas redes sociais (nomeadamente no Facebook) em relação ao coronavírus. Do outro lado do teclado, estão já cerca de 300 profissionais de saúde, de múltiplas áreas, para responder às dúvidas e ansiedades que possa ter em tempo pandemia

"É fundamental que os portugueses saibam quais os comportamentos e atitudes correctas que deverão adoptar, de forma a reduzir o contágio e, consequentemente, o número de infectados no país", sublinham os profissionais envolvidos na iniciativa, em declarações ao Notícias ao Minuto.

Todos estes profissionais de saúde voluntariaram-se transformando esta iniciativa "numa das maiores medidas de solidariedade e serviço público" presente numa rede social. 

Estando a página a caminho de meio milhão de membros ativos, os responsáveis admitem que não estavam à espera de um crescimento tão grande em tão pouco tempo. Mas a capacidade de resposta a todas as dúvidas, garantem, está assegurada.

Nesta altura, "contamos com um corpo sólido de profissionais de saúde e de moderadores voluntários de diferentes quadrantes clínicos e científicos que garantem, não só capacidade de resposta às perguntas levantadas pelos nossos membros em tempo útil, mas também o rigor e a celeridade de todo o processo". 

À medida que o grupo cresce, asseguram ainda os mentores, "vamos ajustando os mecanismos de triagem da informação", tendo sempre em vista garantir que "a informação veiculada aos membros pelos nossos profissionais de saúde tem sempre por base a melhor evidência científica e médica". 

Mesmo à distância, este é um processo que se "desenrola com uma elevada carga emocional para todos". "Temos histórias de pessoas que manifestam pânico ante sintomas que facilmente se confundem com uma gripe sazonal, mas que naturalmente são percepcionados com sendo sintomas de Covid-19", por exemplo.

Além de ser uma arma contra "o vírus da desinformação", esta iniciativa é também um "refúgio" para as pessoas que procuram respostas úteis e recomendações que ofereçam alguma paz de espírito, num altura em que a Linha de SNS 24 se encontra sobrecarregada. 

"Os nossos profissionais sabem disso e sentem o peso dessa responsabilidade, no momento em que se preparam para teclar mais uma resposta ou responder em privado para poder ajudar de forma personalizada e adequada", realça Sandra. 

"Esperemos que efectivamente o que estamos a fazer que, além de completamente voluntário, possa contribuir para uma mais rápida recuperação de uma das piores pandemias do século XXI"

Os administradores da página não fazem planos para o futuro da iniciativa. Só querem que "o período pandémico acabe com a menor mortalidade possível". "A realidade que se vive atualmente", reconhecem,  "é assustadora para todos nós, especialmente para quem a vive de perto, como os médicos e outros profissionais de saúde, colocando a vida dos outros acima da deles". 

E numa altura em que vivemos uma pandemia, urge combater a desinformação, as ideias falsas e os hábitos que prejudicam o nosso sistema de saúde. Nomeadamente, exemplificam, ainda há muitas pessoas a pensar que devem recorrer às urgências em caso de situação 'não urgente', "sobrelotando os hospitais e sujeitando-se a maior risco de contágio, quer por Covid-19 quer por outras patologias já existentes (infecções bacterianas, virais, etc)". 

"Esperemos que efectivamente o que estamos a fazer que, além de completamente voluntário, possa contribuir para uma mais rápida recuperação de uma das piores pandemias do século XXI", finalizam.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório