Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Pode testar online os seus sintomas antes de ligar para a SNS24

O SNS divulgou uma plataforma online onde pode avaliar sintomas ligeiros associados à Covid-19. Porém, é deixada a salvaguarda que esta "não é uma ferramenta de diagnóstico clínico", nem uma consulta médica.

Covid-19. Pode testar online os seus sintomas antes de ligar para a SNS24
Notícias ao Minuto

16:32 - 23/03/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Dado o elevado volume de chamadas que a linha SNS24 tem registado, o Governo disponibilizou a plataforma 'Avaliar Sintomas', que permite fazer uma pré-avaliação dos sintomas associados à Covid-19, de acordo com a informação que consta na página da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Ao abrir a ferramenta, disponível aqui, é logo informado de que os pacientes devem ligar de imediato para o 112 se sentirem, por exemplo, dor ou aperto no peito, alteração da consciência ou convulsão.

Porém, caso não seja esse o caso, é pedido que o utilizador tome conhecimento que a plataforma "permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente", pode ler-se. 

Ainda assim, importa sublinhar três coisas: esta plataforma não é uma ferramenta de diagnóstico, nem uma consulta médica, nem substitui os cuidados de saúde de um profissional.

Depois de tomar conhecimento destas situações são colocadas algumas questões como, por exemplo, qual é o sintoma mais incomodativo, alguns dados pessoais, se viajou nas últimas duas semanas - incluíndo para Ovar, distrito de Aveiro -, e, ainda, se esteve em contacto com algum caso confirmado de Covid-19. 

O objetivo é evitar sobrecarregar a linha SNS24. Porém, há casos em que terá mesmo de o fazer, depois de responder às questões. 

"De acordo com o que nos indicou existe a possibilidade de infeção por coronavírus (COVID-19). Esta infeção pode provocar tosse, febre ou falta de ar e é contagiosa para outras pessoas. De acordo com os sintomas que nos indicou é mais seguro ser avaliado através de contacto telefónico", pode ler-se. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório