Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Utente de lar de Aveiro infetada, outros idosos em isolamento

Uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro está infetada com covid-19, o que levou a instituição a ativar a segunda fase do plano de contingência, colocando outros idosos em isolamento, disse hoje o provedor.

Utente de lar de Aveiro infetada, outros idosos em isolamento
Notícias ao Minuto

12:44 - 23/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Trata-se de uma senhora com cerca de 90 anos que deu positivo no teste e já foi transportada para o Hospital de Aveiro", disse à Lusa o provedor da Misericórdia de Aveiro, Lacerda Pais.

Lacerda Pais referiu ainda que há outros utentes do lar, situado no Complexo Social da Moita, que estão em isolamento, não precisando o número, adiantando que todos os dados são reportados à Direção-Geral da Saúde.

"Neste momento, já estamos na segunda fase do plano de contingência, o que quer dizer que estamos a apertar as medidas de precaução e de isolamento", adiantou o mesmo responsável.

O provedor da Misericórdia aveirense deu ainda conta das dificuldades que estão a sentir com a falta de funcionários.

"Estamos com certa dificuldade com funcionários, mas as coisas têm-se aguentado, porque o pessoal tem correspondido plenamente, aquele que está capaz. Num universo de 140 trabalhadores que devíamos ter ao serviço, faltam-nos 35, que estão a dar assistência aos filhos, ou estão de baixa ou de quarentena", adiantou.

Outro dos problemas tem a ver com a falta de material de proteção individual, nomeadamente máscaras e desinfetantes.

"Não conseguimos adquirir estes materiais em lado nenhum. Já tivemos um contacto com um fabricante que está a fabricar, mas estão todas destinadas ao Estado", explicou o provedor.

Como forma de tentar conter a propagação do novo coronavírus, o lar, que tem 118 utentes, suspendeu as visitas aos residentes, bem como a atividade do centro de dia, e vários funcionários têm optado por pernoitar nas instalações para evitar contactos com o exterior.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 5.476 mortos em 59.138 casos. Segundo as autoridades italianas, 7.024 dos infetados já estão curados.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório