Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Lançada campanha para equipar hospitais do Alentejo com termómetros laser

A Associação Alentejo de Excelência, com sede em Évora, lançou uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de, pelo menos, 25 termómetros laser para equipar as unidades de saúde da região, foi hoje divulgado.

Lançada campanha para equipar hospitais do Alentejo com termómetros laser
Notícias ao Minuto

12:37 - 23/03/20 por Lusa

País Covid-19

"É um pequeno contributo no meio deste mar imenso de necessidades e quisemos dar um sinal de que a sociedade civil está com os profissionais de saúde", na sequência da pandemia de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da Associação Alentejo de Excelência, Henrique Sim-Sim.

Segundo o responsável, a campanha, que vai decorrer até sexta-feira, tem como "primeiro objetivo" angariar cinco mil euros para a compra de 25 termómetros, uma vez que cada equipamento tem um custo de cerca de 200 euros.

A Alentejo de Excelência iniciou a campanha com a doação de 500 euros dos seus fundos.

"Pedimos esse esforço aos alentejanos e àqueles que estão fora do nosso território e do país", sublinhou, indicando que a informação sobre a campanha também já foi enviada para os cerca de 80 sócios e para pessoas que participam nas atividades da associação.

Com sede em Évora, mas de "âmbito regional", vincou Henrique Sim-Sim, a Alentejo de Excelência "está em contacto" com a Administração Regional de Saúde do Alentejo para, posteriormente, fazer chegar os equipamentos aos hospitais da região.

"Estes termómetros permitem medir a temperatura à distância e evitar o contacto com os doentes ou potenciais contagiados e, assim, de alguma forma, resguardar os profissionais de saúde e limitar a propagação da doença", assinalou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório