Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

MAI coordena estrutura de monitorização do estado de emergência

O ministro da Administração Interna vai coordenar uma estrutura de monitorização do estado de emergência decretado para fazer face à pandemia da covid-19, determina o decreto divulgado hoje pelo Governo.

MAI coordena estrutura de monitorização do estado de emergência
Notícias ao Minuto

22:27 - 20/03/20 por Lusa

País Coronavírus

A estrutura de monitorização do estado de emergência é composta por representantes das áreas governativas definidos por despacho do primeiro-ministro e de representantes das forças e serviços de segurança, segundo o decreto do Governo que concretiza as medidas do estado de emergência.

Esta estrutura vai acompanhar e produzir informação regular sobre a situação "sem prejuízo das competências próprias da Secretária-Geral do Serviço de Segurança Interna e do Gabinete Coordenador de Segurança".

O decreto, já assinado pelo Presidente da República, "estabelece os termos das medidas excecionais a implementar durante a vigência do estado de emergência" devido à pandemia da covid-19.

Portugal encontra-se em estado de emergência e entre as medidas aprovadas está o "isolamento obrigatório" para doentes com covid-19 ou que estejam sob vigilância ativa e a generalização do teletrabalho.

Também foi decretado o fecho das Lojas do Cidadão e dos estabelecimentos com atendimento público, com exceção para mercearias e supermercados, postos de abastecimento de combustível, farmácias e padarias, entre outros.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira, e o número de mortos subiu para seis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório