Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Aveiro promove partilha de informações sobre ensino à distância

A Universidade de Aveiro (UA) disponibilizou um espaço digital para discussão e troca de informações entre especialistas no ensino a distância e docentes que precisam de apoio, informou hoje a instituição.

Aveiro promove partilha de informações sobre ensino à distância
Notícias ao Minuto

20:46 - 20/03/20 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à Lusa, a pró-reitora Sandra Soares explicou que o espaço que foi criado na plataforma "CAMPUS by Altice" está aberto a todos os docentes do ensino superior português e contará com especialistas em ensino à distância de todo país.

"É um espaço onde os docentes podem partilhar recursos, estratégias, ferramentas de comunicação adequadas a estes contextos, colocar dúvidas e encontrar soluções", explicou a pró-reitora responsável pela inovação curricular.

Todos os docentes do ensino superior português podem aderir a esta comunidade de partilha de práticas em https://campus.altice.pt/s/euensinoemcasa.

A responsável anunciou ainda que a UA vai retomar na próxima segunda-feira as atividades letivas, que se encontravam suspensas devido à pandemia de covid-19, através de aulas virtuais.

"Durante esta semana, muitos professores começaram já este processo de transformação", disse Sandra Soares, adiantando que têm estado a informar os docentes de que "devem redesenhar os seus planos curriculares para se adaptarem a esta realidade".

Foram feitas alterações regulamentares e de calendário escolar necessárias e, em simultâneo, foi criado um grupo multidisciplinar que tem estado envolvido na concepção das diferentes ações a implementar.

Estão também a ser disponibilizadas orientações gerais e foi constituído um grupo de apoio científico-pedagógico e técnico, que estará ao dispor da comunidade através do endereço [email protected].

A pró-reitora esclareceu ainda que os alunos que não dispõem de condições para assistir às aulas à distância não foram esquecidos. "Apoiaremos os docentes e apoiaremos os estudantes. Temos de garantir todas as condições quer para os estudantes, quer para os docentes", afirmou.

Sandra Soares adiantou ainda que o conceito de assiduidade também tem de ser adaptado. Ou seja, "os alunos não serão penalizados por não estarem num dado momento à frente de um ecrã. Este tipo de modalidade permite alguma flexibilidade em termos de tempo, relativamente ao regime presencial".

No caso das aulas práticas, como as que exigem trabalho laboratorial, por exemplo, a responsável referiu que estão a ser criados grupos de trabalho dentro de cada departamento para discutir qual a melhor forma de fazer a necessária adaptação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório