Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Oeiras vai acolher profissionais de saúde em hotel

A Câmara de Oeiras está a implementar um sistema de acolhimento num hotel do concelho para profissionais de saúde e já acordou com duas cadeias de supermercado um "horário excecional" com atendimento prioritário para profissionais das funções essenciais.

Oeiras vai acolher profissionais de saúde em hotel
Notícias ao Minuto

19:16 - 20/03/20 por Lusa

País Coronavírus

De acordo com um comunicado da Câmara de Oeiras, no âmbito das medidas que a autarquia está a tomar para fazer face à pandemia de covid-19, já estão em curso as entregas ao domicílio a idosos ou pessoas em "situação de fragilidade", nomeadamente compras para abastecimento doméstico, medicamentos e refeições confecionadas.

Nesta tarefa, a autarquia do distrito de Lisboa tem contado com o apoio de condutores da Uber, "que se disponibilizaram gratuitamente para apoio a estes transportes".

Para apoiar os sem-abrigo, o município implementou um sistema de acolhimento no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, em Paço de Arcos, que garante alojamento, higiene pessoal, alimentação e medicação.

Para os profissionais das funções essenciais foram também já implementadas várias medidas e estão já disponíveis a creche e as escolas da rede pública (uma por agrupamento) para apoio aos filhos.

Durante este período, a Câmara de Oeiras assegura igualmente a entrega de refeições gratuitas aos profissionais das funções essenciais e aos colaboradores municipais e das freguesias que se encontram de serviço.

Está também a ser implementado um sistema de acolhimento dos profissionais de saúde, num hotel do concelho, "com vista a permitir o repouso sem deslocações a casa, evitando colocar em perigo os familiares" e um outro sistema de acolhimento para profissionais de funções essenciais para quarentena ou tratamento (em situações menos graves, mas com devido acompanhamento), é indicado na nota.

"O município já acordou com as cadeias 'Lidl' e 'Auchan' um horário excecional, no qual poderão ser atendidos prioritariamente os profissionais das funções essenciais" e está a contactar com responsáveis de outras cadeias.

Foi igualmente implementado um "Banco de Voluntariado excecional", "especificamente para a situação de emergência pandémica atual", estando já inscritos 145 voluntários.

"Conscientes dos problemas psicológicos que a atual conjuntura pode gerar na população, foi criada uma linha específica para apoio a quem dele necessite", lê-se ainda na nota.

Na sequência da decisão anunciada no início da semana de adquirir equipamentos essenciais para o combate à pandemia de covid-19, num investimento de 700 mil euros, a Câmara de Oeiras já encomendou 43 ventiladores e 90 seringas elétricas.

"Em ambos os casos, as primeiras unidades deverão chegar no decurso da próxima semana e serão imediatamente colocados à disposição do seu destino final", revela o município no comunicado.

Em articulação com as autoridades de saúde locais, está ainda a ser implementado um sistema de testes de infeção pelo covid-19, "aumentando a capacidade localmente instalada", que "privilegiará os profissionais da 'linha da frente'" do combate à pandemia, nomeadamente agentes da autoridade, elementos dos bombeiros e da proteção civil, trabalhadores operários municipais e funcionários municipais de serviço.

Segundo a Câmara de Oeiras, estão já em curso ações de limpeza, higienização e desinfeção do espaço público, das viaturas municipais, viaturas das forças de segurança, viaturas do sistema de transporte Combus e das viaturas dos Bombeiros e Proteção Civil.

Entretanto, a autarquia também já decidiu cancelar as festas do concelho, que estavam agendadas para junho e só voltarão a realizar-se em 2021.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 90.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, depois de a Assembleia da República ter aprovado na quarta-feira o decreto que lhe foi submetido pelo Presidente da República, com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório