Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2021
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 16º

Edição

Covid-19: Número de casos positivos na Madeira sobe para sete

As autoridades de saúde da Madeira atualizaram hoje o número de casos positivos de covid-19 no arquipélago para sete, mais um do que na quinta-feira, indicando que "todos estão estáveis".

Covid-19: Número de casos positivos na Madeira sobe para sete

"Todos os casos positivos identificados até ao momento têm uma ligação epidemiológica a áreas com transmissão local desta doença", disse a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), Bruna Gouveia, enumerando Países Baixos, Emirados Árabes Unidos (Dubai), Reino Unido e região de Lisboa e Vale do Tejo.

A responsável explicou, em videoconferência, que dos sete casos positivos, quatro aguardam ainda confirmação pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

"Todos os doentes estão estáveis, não temos nenhuma situação que tenha um quadro severo da doença", disse, indicando que estão internados em quartos isolados numa área do Hospital Central do Funchal destinada à covid-19.

IASAÚDE corrigiu, por outro lado, a origem dos infetados, apontando agora quatro cidadãos dos Países Baixos (na quinta-feira foram mencionados cinco, mas um obteve posteriormente resultado negativo), uma cidadã madeirense que regressou à região vinda do Dubai, e outros dois cidadãos, cuja nacionalidade não foi referida, oriundos do Reino Unido e da região de Lisboa e Vale do Tejo.

"Hoje totalizamos 54 casos suspeitos de covid-19 na Região Autónoma da Madeira", afirmou Bruna Gouveia, indicando que 47 foram negativos.

345 pessoas encontram-se em vigilância ativa e 1.112 em autovigilância.

"Do total das pessoas em vigilância ativa, temos identificados 11 profissionais (médicos e enfermeiros) e 122 contactos associados aos casos confirmados", disse a vice-presidente do IASAÚDE, referindo que cerca de 50 turistas continuam confinados no hotel, no Funchal, onde se registou o primeiro caso positivo de covid-19, na segunda-feira, 16 de março.

A Linha SRS24 recebeu 120 chamadas entre a 00:00 e 15:00 de hoje, totalizando 3.013 chamadas desde 03 de fevereiro, com 72 encaminhamentos para as autoridades de saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 90.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório