Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Médicos da Medicina Legal prestam apoio a reclusos de vários cadeias

A equipa médica disponibilizada pelo INMLCF iniciou na quarta-feira o seu apoio, com a deslocação de duas médicas ao Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa.

Médicos da Medicina Legal prestam apoio a reclusos de vários cadeias
Notícias ao Minuto

17:16 - 19/03/20 por Lusa

País Covid-19

Uma equipa médica disponibilizada pelo Instituto de Medicina Legal (INMLCF) vai prestar apoio clínico a 15 estabelecimentos prisionais referenciados pela direção dos serviços prisionais, anunciou hoje o Ministério da Justiça (MJ).

Segundo o MJ, a equipa médica é constituída por cerca de 50 médicos, sendo que alguns se deslocam aos estabelecimentos prisionais para realizar consultas clínicas aos reclusos e outros prestam apoio por videochamada em diversas especialidades.

"As deslocações destas equipas são conjugadas com as necessidades de realização da atividade pericial no INMLCF, para que se consiga prestar apoio médico à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) sem comprometer a realização das autópsias e das perícias de clínica forense", refere o MJ em comunicado.

A equipa médica disponibilizada pelo INMLCF iniciou na quarta-feira o seu apoio, com a deslocação de duas médicas ao Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa.

O MJ lembra que, face à pandemia de Covid-19, a generalidade dos médicos portugueses tem sido chamada a prestar serviço no Sistema Nacional de Saúde (SNS) e que os profissionais contratados em regime de prestação de serviços na DGRSP não foram exceção, pelo que teve que arranjar "rapidamente uma solução para manter as consultas clínicas aos reclusos", tendo a solução sido recorrer ao INMLCF.

"Num momento difícil como o que atravessamos, a articulação entre serviços é absolutamente essencial e este é um excelente exemplo de solidariedade institucional", conclui o MJ.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório