Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

PSP homenageia "todos os papás espalhados pelo país"

Assinala-se esta quinta-feira o Dia do Pai.

PSP homenageia "todos os papás espalhados pelo país"
Notícias ao Minuto

15:54 - 19/03/20 por Melissa Lopes

País Dia do Pai

No dia em que se assinala o Dia do Pai, a Polícia de Segurança Pública (PSP) homenageia "todos os papás espalhados pelo país" e relembra "a importância de manter estreitos laços familiares". 

Relacionado com este dia, "que nos remete para a valor da família e atentos à conjuntura atual", a PSP recorda "a relevância de estarmos cada vez mais presentes na vida dos nossos entes mais queridos". 

De entre estes, "os mais idosos são os que, neste momento, mais necessitam do nosso apoio, do nosso empenho e disponibilidade". A PSP acredita que é exatamente desta forma que, antes da intervenção das instituições de apoio, se previne a vitimização.

"Negligenciar esta faixa etária está fora de questão, hoje e sempre", lê-se no comunicado enviado às redações

E é com esta máxima em mente que a PSP, através de várias ações, "tem consciencializado toda a população para que os pais, principalmente os mais idosos não sejam esquecidos". 

Em 2019, em resposta a crimes de violência doméstica cujas vítimas foram idosos com 65 anos ou mais, a PSP promoveu 3.067 contactos para avaliações de risco em violência doméstica e promoção de medidas de proteção; efetuou 819 ações de sensibilização para idosos com mais de 65 anos, que alcançaram 15.100 idosos; assim como 1.339 sinalizações de idosos por se encontrarem em situação de isolamento e, destes, 683 por se encontrarem em situação de especial vulnerabilidade social (por motivos económicos, isolamento familiar e ou social).

A Polícia deseja a todos os pais, principalmente os mais idosos, "um dia muito feliz, no seio de um contexto familiar e social acolhedor e protetor".  "Aos pais que são, simultaneamente, Polícias, fazemos votos que a vossa família vos reconheça e apoie neste momento em que, mais do habitualmente, a situação de crise solicita um empenho e dedicação extraordinários", refere a PSP.

Alertamos para, durante este período de contenção pandémica, a necessidade do cumprimento escrupuloso das normas de etiqueta respiratória definidas pela DGS, particularmente, manter a distância de segurança entre pessoas. Por isso, entre ligar e abraçar o seu pai, contemple a primeira hipótese. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório