Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Dentistas nas urgências pedem material de proteção a clínicas fechadas

A Associação de Médicos Estomatologistas Portugueses (AMEP) pediu hoje às clínicas e consultórios que estão fechados para cederem o equipamento de proteção que falta aos médicos dentistas em serviço nas urgências hospitalares.

 Dentistas nas urgências pedem material de proteção a clínicas fechadas
Notícias ao Minuto

13:27 - 19/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Os serviços de estomatologia, como todo o Serviço Nacional de Saúde, enfrenta, um momento difícil em que não têm reservas suficientes de equipamentos de proteção individual para os seus profissionais", afirma a AMEP em comunicado.

Por isso, pedem às clínicas e consultórios de estomatologia, medicina dentária e odontologia, cuja atividade "na sua generalidade, efetivamente cessou" por despacho do governo, exceto "situações comprovadamente urgentes e inadiáveis".

"Com pouquíssimas exceções", refere a AMEP, a atividade desta especialidade médica está "localizada apenas nos serviços hospitalares de estomatologia, cuja afluência tem compreensivelmente vindo a crescer" por causa das restrições impostas pelas medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Os especialistas e médicos internos estão a atender casos como infeções orais e maxilares e de dores agudas que não respondem aos analgésicos comuns.

A associação pede material como toucas, máscaras cirúrgicas, viseiras, batas, luvas ou capuzes sejam entregues nas portarias dos hospitais que têm Serviços de Estomatologia: São João e Santo António, no Porto, Pêro da Covilhã, Hospital Central e Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Santa Maria, São José e Estefânia, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório