Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

GNR alerta para "um novo perigo" causado pela pandemia da Covid-19

Portugal vive uma situação "excecional" ao ter sido declarado, esta quarta-feira, o estado de emergência nacional devido à pandemia de Covid-19. Paralelamente, há uma série de riscos potenciados pelo 'vírus' do medo e pela normal necessidade de consumo de informação sobre o tema. É, por isso, preciso estar atento.

GNR alerta para "um novo perigo" causado pela pandemia da Covid-19
Notícias ao Minuto

10:15 - 19/03/20 por Melissa Lopes

País Covi-1

O alerta é da Guarda Nacional Republicana (GNR) e refere que a enorme quantidade de cobertura de notícias, em torno da atual pandemia do vírus da Covid-19, "criou um novo perigo" -  "ataques de phishing que têm como objetivo explorar os receios da população sobre o vírus". 

Numa publicação na página de Facebook, a GNR informa que são efetuadas campanhas de phishing (por email, SMS ou por redes sociais) "a coberto da imagem de entidades oficiais" como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia, inclusive com ficheiros em anexo.

Estes são orientados para "a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com malware", avisa a autoridade que deixa os seguintes conselhos:

  •  Desconfie de todos os e-mails que receber;
  • Evite aceder a links que estejam indicados num e-mail suspeito;
  • Suspeite de qualquer e-mail ou mensagem de texto que faça referência a pedidos urgentes de cedência de informações sobre o vírus;
  • Mantenha antivírus e firewall atualizados;
  • Nunca envie informações pessoais ou financeiras por e-mail;
  •  Atualize regularmente a proteção do seu computador com software antivírus, anti-spyware, e programas de firewall.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório