Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Dia de sol e de subida acentuada da temperatura. Areje a casa

As temperaturas sobem, e de que maneira, esta quarta-feira, podendo atingir os 27ºC em algumas regiões. Mas é sol de pouca dura: sexta-feira muda tudo, as temperaturas caem a pique e regressa a chuva a todo o território continental.

Dia de sol e de subida acentuada da temperatura. Areje a casa
Notícias ao Minuto

09:20 - 18/03/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Coronavírus

Aproveite para arejar a casa e lavar a roupa. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira uma subida acentuada da temperatura máxima que poderá ser de 10ºC em algumas regiões.  De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, os termómetros podem chegar, em alguns locais dos distritos de Santarém, Évora e Portalegre aos 25 a 27 graus, e pontualmente até mais. Um cenário que muda radicalmente de figura na sexta-feira. 

"A norte a temperatura pode atingir [esta quarta-feira] por exemplo em Braga os 26 graus, mas depois, rapidamente, no dia 20 [sexta-feira] não deverá ultrapassar os 20 graus em todo o território. Os valores mais altos serão na ordem dos 18 a 19 graus", indicou. 

Ângela Lourenço explicou que a descida de temperatura na sexta-feira é aproximadamente do mesmo valor que a subida na quarta-feira.

"Temos pontualmente nalguns locais subidas da ordem dos 10 graus, em alguns locais até superior, e depois na sexta-feira a descida vai ser da mesma ordem de grandeza entre 8 a 10 graus. O que vai subir amanhã desce na sexta-feira", disse.

Notícias ao MinutoPrevisão meteorológica para esta quarta-feira, dia 18 de março© IPMA

Notícias ao MinutoPrevisão meteorológica para sexta-feira, dia 20 de março© IPMA

Segundo a meteorologista do IPMA, a subida repentina tem a ver com uma massa de ar mais quente que vem do sul da região de Marrocos e que vai trazer um ar mais quente e húmido. "Também contribui o facto de termos os dias maiores, a caminhar para o início da primavera. Nos locais onde não há nuvens nem precipitação a temperatura tem tendência para aumentar", concluiu.

Apesar da subida da temperatura, para esta quarta-feira está prevista alguma precipitação na região sul devido a uma depressão que vem da região de Espanha para Portugal continental. "Esta precipitação mais frequente na região sul vai diminuir gradualmente de frequência. A chuva regressa no dia 19 [quinta-feira], mas no dia 20 [sexta-feira] abrange todo o território", adiantou.

Devido à agitação marítima, o distrito de Faro está hoje sob aviso amarelo, situação que se mantém até quinta-feira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório