Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Infarmed: "Não há prova" do agravamento da Covid-19 pelo ibuprofeno

A autoridade realçou que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está a analisar a ligação entre o ibuprofeno e o agravamento da infeção da Covid-19 e que deverá tomar uma posição em breve.

Infarmed: "Não há prova" do agravamento da Covid-19 pelo ibuprofeno
Notícias ao Minuto

21:14 - 17/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Coronavírus

O Infarmed reiterou hoje o que já tinha afirmado este fim de semana: Não há evidência de uma relação entre o agravamento de infeção da Covid-19 e o ibuprofeno. Num comunicado, enviado às redações a entidade referiu que “não há novos dados científicos que justifiquem uma reavaliação” da sua posição relativamente ao anti-inflamatório.

O Infarmed socorre-se das declarações desta terça-feira da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o iburpofeno, que não recomendou o uso do anti-inflamatório para quem suspeita de ter contraído a Covid-19, ou seja como automedicação.

No entanto, a OMS também indicou que “não existem dados clínicos que comprovem existir uma relação entre a toma de ibuprofeno e o agravamento de Covid-19”, como fez questão de sublinhar o Infarmed no comunicado que divulgou.

A autoridade nacional do medicamento e de produtos de saúde acrescentou ainda que a “Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em articulação com as agências nacionais e a rede de Chefes das Agências de Medicamentos da União Europeia, encontra-se a analisar esta situação, sendo expectável uma tomada de posição conjunta e consolidada a nível da União Europeia, que será partilhada em breve com a comunicação social e com os cidadãos”.

Ainda assim, o Infarmed esclarece que no tratamento da febre “o medicamento preferencial, em automedicação, é o paracetamol, tal como referido na nota do Infarmed, emitida no passado domingo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório