Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ministra garante "controlo epidemiológico intensificado nos aeroportos"

A ministra da Saúde, Marta Temido, indicou que serão intensificadas as medidas de controlo nos aeroportos. Na mesma conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, indicou que está por decidir fecho de fronteiras.

Ministra garante "controlo epidemiológico intensificado nos aeroportos"

"O que é expectável é a manutenção do nosso propósito já partilhado, dos instrumentos que temos vindo a implementar desde o início do surto, como divulgação de folhetos informativos aos passageiros que chegam, aplicação de inquéritos epidemiológicos e observação visual de passageiros que vão chegando", indicou esta segunda-feira Marta Temido, em conferência de imprensa.

Depois de uma reunião com a Administração Interna, com o tema das fronteiras externas na agenda, a ministra da Saúde garantiu um incentivo à "manutenção da adoção destas medidas e a coordenação destas medidas com países que ainda não as estavam a aplicar".

"Vamos manter controlo sanitário, sendo mais intensificado nos aeroportos e vamos acompanhar o trabalho do SEF e GNR ao nível das fronteiras terrestres, garantindo que profissionais de saúde e os que não são de saúde, mas estão preparados para este efeito, possam acompanhar as demais autoridades", indicou.

Marta Temido deu também indicação de que Portugal "fez uma segunda manifestação" junto da Comissão Europeia relativamente ao acesso a "um novo pacote de aquisição conjunta" de equipamentos de proteção individual e outros como ventiladores ou testes de diagnóstico laboratorial.

Na mesma conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, indicou que o Governo decidiu "reintroduzir" as fronteiras terrestres em Portugal, mas que fará uma nova declaração ainda hoje, depois de concluídos os trabalhos nesse sentido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório