Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: Torres Vedras reforça medidas e ativa plano de emergência

A Câmara de Torres Vedras decidiu reforçar as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus, depois de ter ativado o seu Plano Municipal de Emergência, encerrando cinemas e ginásios e reduzindo os transportes públicos, foi hoje anunciado.

Covid-19: Torres Vedras reforça medidas e ativa plano de emergência
Notícias ao Minuto

11:34 - 13/03/20 por Lusa

País Coronavírus

"Queremos estar preparados com medidas preventivas para que Torres Vedras dê o seu contributo na segurança dos seus cidadãos", afirmou o presidente da câmara, Carlos Bernardes, em declarações aos jornalistas.

O município, no distrito de Lisboa, decidiu encerrar cinemas, ginásios, piscinas e espaços de dança, através de uma alteração ao regulamento municipal de horários dos estabelecimentos comerciais.

As missas e outras atividades de culto no concelho, assim como o sistema de bicicletas públicas na cidade estão suspensas, enquanto funerais e velórios estão restritos a 10 pessoas.

Espaços como cafés, casas de chá, restaurantes, geladarias, pastelarias, confeitarias e bares vão poder funcionar, mas apenas com um terço da sua lotação, apesar de vários bares do concelho já terem anunciado nas redes sociais que vão encerrar.

Os transportes públicos vão ser reduzidos a metade no concelho, devendo os cidadãos privilegiar os transportes individuais nas deslocações obrigatórias.

O autarca aconselhou os cidadãos a não frequentar praias e anunciou a criação de uma linha de atendimento telefónico para responder a casos de isolamento social.

A conferência de imprensa foi realizada na entrada ampla dos Edifício Multisserviços do município, com jornalistas e entrevistados a pelo menos um metro de distância, mas sem direito a perguntas da comunicação social.

À margem da conferência de imprensa, o delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, Nuno Rodrigues, disse à agência Lusa que, apesar de haver casos suspeitos, até ao momento não existem pessoas infetadas na área dos concelhos de Torres Vedras, Mafra, Lourinhã e Cadaval, no distrito de Lisboa.

Na quinta-feira, Torres Vedras, com 80 mil habitantes, ativou o Plano Municipal de Emergência e anunciou que diversos espaços municipais estão encerrados e atividades municipais suspensas até 14 de abril, como medidas cautelares.

Entre as medidas está o encerramento de equipamentos municipais: arquivo, biblioteca, Centro de Educação Ambiental, centros de interpretação, castelo, galerias municipais, Fábrica das História Jaime Umbelino, loja, Museu Municipal Leonel Trindade, postos de turismo de Torres Vedras e Santa Cruz e Teatro-cine.

A autarquia decidiu também suspender todos os eventos culturais, sociais e desportivos que ia promover, as feiras, as deslocações de autarcas e funcionários ao estrangeiro, o licenciamento de eventos em todo o concelho, a cedência de espaços e autocarros municipais e o atendimento presencial em sala por técnicos no Edifício Multisserviços, privilegiando a comunicação por telefone, correio eletrónico ou teleconferência.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Em Portugal, existem 78 casos confirmados, de acordo com o último balanço da Direção-Geral da Saúde.

As escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto Covid-19, anunciou quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, numa declaração ao país.

O governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

A restrição de funcionamento de discotecas e similares, a proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança foram outras das medidas aprovadas.

Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório