Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Proença-a-Nova adia todos os eventos e suspende atividades até dia 29

A Câmara de Proença-a-Nova anunciou hoje o adiamento de todos os eventos da responsabilidade do município e a suspensão de algumas atividades regulares nas próximas duas semanas, como medida de prevenção da propagação do Covid-19.

Proença-a-Nova adia todos os eventos e suspende atividades até dia 29
Notícias ao Minuto

09:38 - 13/03/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco explica que tem em curso o Plano de Contingência do COVID-19, aprovado pelo presidente da autarquia, João Lobo, sendo que o autarca está a acompanhar de perto esta situação de pandemia, através das comunicações do Conselho Nacional de Saúde, da Direção-Geral de Saúde e do Ministério da Saúde e suas recomendações.

"Tendo em conta que Portugal entrará muito em breve na chamada fase de mitigação do surto, o terceiro nível de alerta, e concorrendo para um processo preventivo de resposta, tomou-se a decisão de adiar os eventos da responsabilidade do município e de suspender algumas atividades regulares nas próximas duas semanas, entre 13 e 29 de março", lê-se na nota.

A autarquia suspendeu as aulas da Universidade Sénior de Proença-a-Nova nos polos de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa e das aulas de ginástica sénior nas 17 turmas no concelho, interditou a utilização do ginásio e da piscina municipal e condicionou a utilização do pavilhão municipal aos alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e às equipas federadas do concelho que utilizam este equipamento para os seus treinos.

Decidiu ainda suspender as visitas ao Museu Isilda Martins e ao Espaço Ribeiro Farinha e o encerramento da Casa das Associações e das atividades aí desenvolvidas, nomeadamente Academia de Música e formação em curso, além de adiar sete eventos que estavam previstos para as próximas duas semanas.

"De acordo com o conhecimento que dispomos à data de hoje, e não havendo nenhum caso conhecido no concelho de Proença-a-Nova, são estas as medidas que achamos por bem tomar, estando a monitorizar constantemente a situação", sublinha.

A Câmara de Proença-a-Nova deixa um apelo ao bom senso e à responsabilidade individual de todos para esta situação, "sem alarmismos".

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou na quinta-feira o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

As escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto Covid-19, anunciou na quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, numa declaração ao país.

O Governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório