Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Bispo do Porto só com "intervenção" cancelava missa mas já cancelou

O bispo do Porto promovia na sexta-feira uma missa comemorativa dos sete anos da eleição do Papa Francisco e só em caso de "intervenção do Estado" é que seria cancelada, admitiu à Lusa fonte do episcopado durante a tarde. Ao início da noite, lá se anunciou o cancelamento da missa.

Bispo do Porto só com "intervenção" cancelava missa mas já cancelou
Notícias ao Minuto

20:45 - 12/03/20 por Lusa

País Coronavírus

O bispo Manuel Linda, através da rede social Twitter, manteve hoje durante algum tempo uma troca de mensagens com seguidores que criticaram e contestaram o seu apelo para que, numa fase em que as concentrações são desaconselhadas por força do surto do novo coronavírus, os fiéis se juntem na Sé do Porto para aquela missa.

Nesse diálogo digital, o bispo afirmou não ter "orientações superiores para cancelar aquela celebração".

Na hierarquia da igreja, o bispo responde apenas ao Papa, que o nomeia, pelo que a fonte contactada pela Lusa admitiu que a afirmação de Manuel Linda quando aludiu às "entidades superiores" se referia "às instâncias do Estado, da área da Saúde Pública".

"Tudo aquilo que foi publicado no Twitter é da exclusiva responsabilidade do bispo do Porto", disse a fonte, sublinhando que o evento em causa "está programado há muito tempo e irá acontecer à mesma".

E prosseguiu: "Estou convencido de que se viesse a haver alguma informação em contrário saberíamos todos ao mesmo tempo, através da conta Twitter do sr. bispo do Porto". Porém, ao início da noite, foi mesmo através do Twitter que o bispo Manuel Linda anunciou o cancelamento da missa.

A Lusa tentou obter uma reação da Administração Regional de Saúde do Norte, mas até ao momento não foi possível.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção por Covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Segundo a DGS, há ainda 667 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do país, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório