Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

PJ em fase final de operação internacional de combate ao tráfico de droga

A Polícia Judiciária indicou hoje que participou, no Montenegro, na fase final de uma operação internacional que levou ao desmantelamento de "uma poderosa organização criminosa" de tráfico de droga e à detenção de oito pessoas.

PJ em fase final de operação internacional de combate ao tráfico de droga
Notícias ao Minuto

17:28 - 11/03/20 por Lusa

País Polícia Judiciária

Em comunicado, a PJ refere que a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes colaborou, nos últimos dias, no Montenegro, na fase final de "uma complexa" operação policial internacional em que foi possível desmantelar "uma poderosa organização criminosa", constituída maioritariamente por pessoas originárias de países da região dos Balcãs, de tráfico de cocaína.

Segundo a PJ, este grupo dedicava-se à introdução na Europa de "grandes quantidades de cocaína" transportada por via marítima a partir da América Central.

Aquela polícia sublinha que durante a fase final desta operação, que decorreu em simultâneo no Montenegro, na Sérvia e na Croácia, foram detidos oito homens, sendo um deles o provável líder da organização criminosa agora desmantelada.

A PJ refere que esta investigação se iniciou em 2017 no Montenegro e já permitiu à Polícia Judiciária, no final do mês de agosto de 2018, desencadear uma outra operação que levou à localização e apreensão de um veleiro, no arquipélago dos Açores, que transportava 840 quilogramas de cocaína.

Na altura, a PJ deteve os tripulantes, dois homens e duas mulheres de nacionalidades montenegrina, sérvia e bósnia, e foram recolhidos "relevantes elementos probatórios que contribuíram para a identificação e responsabilização de importantes membros da organização criminosa agora desmantelada".

A PJ refere ainda que as investigações também contaram com o apoio da Europol.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório