Juiz Orlando Nascimento fora da distribuição de recursos na Relação

O juiz Orlando Nascimento, que renunciou ao cargo de presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e alvo de um processo disciplinar, pediu para ser afastado da distribuição dos processos daquele tribunal durante três meses.

Cerimónia de abertura do ano judicial coincide com surto de greves no setor

©

Lusa
10/03/2020 18:20 ‧ 10/03/2020 por Lusa

País

Tribunais

A informação sobre o pedido do desembargador foi prestada pela nova presidente daquele tribunal superior, Guilhermina de Freitas, ao Conselho Superior da Magistratura, e a que a Lusa teve acesso.

Rui Gonçalves, juiz do mesmo tribunal e também alvo de um processo disciplinar por suspeitas de abuso de poder, está isento da distribuição de novos processos até 17 de abril, por determinação da nova presidente do Tribunal da Relação de Lisboa.

Orlando Nascimento renunciou ao cargo de presidente da Relação de Lisboa depois de ter sido conhecido um caso de alegadas irregularidade nos sorteios de três processos naquele tribunal de recurso.

outro dos visados nos processos disciplinares do Conselho Superior da Magistratura é o antigo presidente Luis Vaz das Neves por "fortes indícios de abuso de poder" e "indícios de violação do dever de exclusividade".

Entretanto, Orlando Nascimento candidatou-se a um lugar de juiz conselheiro no Supremo Tribunal de Justiça.

Fonte ligada ao processo explicou à agência Lusa que o procedimento disciplinar não impede que o desembargador concorra à bolsa de graduação de juízes para Supremo e possa ocupar um lugar, a menos que surja uma decisão no processo disciplinar que o impeça.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas