Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

'Vê Portugal' agendado para maio vai assinalar "retoma" pós epidemia

O Fórum 'Vê Portugal' prevê atrair a Caldas da Rainha 600 participantes no encontro marcado para maio e que o Turismo Centro de Portugal acredita ser a primeira iniciativa de "retoma" após a epidemia do Covid-19.

'Vê Portugal' agendado para maio vai assinalar "retoma" pós epidemia
Notícias ao Minuto

14:08 - 10/03/20 por Lusa

País Vê Portugal

O 'Vê Portugal' -- 7.º Fórum Turismo Interno, organizado pelo Turismo Centro de Portugal pretende "dar um sinal positivo" assumindo-se como um dos primeiros eventos a marcar "o retomar da normalidade" no país afetado pela epidemia de Covid-19, afirmou hoje o presidente do organismo, Pedro Machado.

O Fórum, que se realizará nas Caldas da Rainha entre os dias 4 e 7 de maio, foi hoje apresentado pelo Turismo Centro de Portugal com "um otimismo moderado" de que no início do mês já tenha sido "recuperada a procura" no setor que, devido à epidemia, regista "cancelamentos entre os 18 e os 25%", disse Pedro Machado.

O Turismo Centro de Portugal não afasta a possibilidade de que o encontro possa vir a ser adiado, mas Pedro Machado considera haver condições para a sua realização, tanto mais que "cumpre a determinação da Direção Geral de Saúde não prevendo mais de 600 participantes".

O Fórum alarga-se este ano a quatro dias (duplicando a duração em relação às edições anteriores e realiza-se pela primeira vez fora de uma capital de distrito, assinalando a "importância da região do Oeste", cujos fluxos turísticos são "55% provenientes do mercado nacional" e "45% dos mercados externos", disse Pedro Machado.

A região, que entre 2014 e 2018 viu o número de turistas aumentar de 860 mil para 1,3 milhões, registou neste período um crescimento de 48,1%, ou seja, 10% mais que a média nacional.

Dados que, para o Turismo Centro de Portugal, justificam a escolha das Caldas da Rainha para a promoção do congresso que junta os operadores turísticos nacionais e conta este ano com sete painéis onde estarão em discussão a valorização dos recursos humanos, a sustentabilidade do território e as alterações climáticas, a estruturação e qualificação de produtos, a qualificação da oferta, o marketing digital e relacional e, por último, o investimento.

Entre os oradores, destaque para as participações de John T. Bowen, professor na Universidade de Houston (Estados Unidos da América) e especialista em hospitalidade e turismo, ou ainda de Mieke Broeders, membro da comissão executiva da rede europeia de turismo acessível.

Com inscrições gratuitas o "Vê Portugal" tem este ano, pela primeira vez, uma parceria com a Quercus, convidando os participantes a efetuar uma doação monetária para o projeto "Criar Bosques".

No evento que terá lugar no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha terá ainda lugar a entrega do prémio José Manuel Alves (concurso de Empreendedorismo Turístico) e do concurso de teses académicas que valorizem o conhecimento sobre a atividade turística.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório