Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Há 39 casos confirmados em Portugal e 339 casos suspeitos

Autoridades de Saúde fizeram esta segunda-feira um balanço sobre os casos do novo coronavírus em Portugal. Há mais nove casos do que no domingo, existindo uma doente com um quadro clínico mais gravoso que se encontra em "vigilância apertada".

Covid-19: Há 39 casos confirmados em Portugal e 339 casos suspeitos
Notícias ao Minuto

19:28 - 09/03/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

País Coronavírus

A Direção-geral de Saúde (DGS) atualizou esta segunda-feira o número de casos de infeção confirmada para 39, tendo sido registados mais nove casos nas últimas 24 horas. António Sales, secretário de Estado da Saúde, indicou aos jornalistas que existem ainda 339 casos suspeitos, dos quais 67 aguardam resultados laboratoriais.

O responsável,  em conferência de imprensa conjunta com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sublinhou que "a maioria está clinicamente estável", existindo apenas uma doente que "inspira alguns cuidados" e que, portanto, está sob vigilância mais apertada.

Dos novos casos hoje confirmados, sete estão na região Norte e os restantes na região de Lisboa e Vale do Tejo.

António Sales referiu, ainda, que os casos começaram por ser importados de Itália e Espanha mas que existem, neste momento, "cadeias de transmissão ativas em Portugal".

António Sales disse ainda que as medidas de contingência serão tomadas depois de devida avaliação das autoridades. 

Segundo o governante existem 10 hospitais de referência para a epidemia de Covid-19, tendo sido já ativados "alguns hospitais de segunda linha" para o combate ao surto e podem vir a ser acionados mais. "À medida que a situação vai evoluindo são ativadas mais unidades e com a evolução do surto todos os hospitais poderão estar aptos a receber doentes", disse.

O Hospital de São João, o Hospital de Santo António, o Hospital de Braga, o Hospital Pedro Hispano, o Hospital da Guarda, o Hospital Pediátrico de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Hospital Curry Cabral, o Hospital Dona Estefânia e o Hospital de Santa Maria são as 10 unidades neste momento ativadas para receber doentes de Covid- 19.

António Lacerda Sales referiu também que a região Norte é a mais afetada no país, nomeando o encerramento de todas as escolas de Lousada e Felgueiras, mas acrescentando o encerramento de duas escolas na Amadora e duas no Algarve, para justificar que "as medidas de contingência são tomadas depois de ser feita uma avaliação pelas unidades de saúde de forma flexível, dinâmica e proporcional" que pode determinar, no caso das escolas, por exemplo, encerramentos totais ou parciais.

"As medidas tomadas são sempre suscetíveis de atualização. Importa deixar claro que essas medidas não são arbitrárias e seguem determinadas orientações da Direção-Geral da Saúde e é importante que os portugueses continuem a confiar e a seguir as recomendações da nossa autoridade nacional de saúde", declarou.

O governante deixou uma saudação aos profissionais de saúde e um agradecimento "à atitude responsável" das ordens profissionais, que têm apelado ao envolvimento de todos os profissionais no combate a este surto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório