Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Trabalhadores da Higiene Urbana da Câmara de Lisboa em greve

Trabalhadores do setor da Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa (CML) vão estar em greve na terça-feira em protesto contra a rescisão, pela autarquia, de contratos com os cantoneiros, anunciou hoje o sindicato representativo.

Trabalhadores da Higiene Urbana da Câmara de Lisboa em greve
Notícias ao Minuto

17:57 - 09/03/20 por Lusa

País Greve

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa adianta que os motivos da greve de 24 horas se prendem com a rescisão de contrato com trabalhadores-cantoneiros que, em alguns casos, desempenhavam funções na higiene urbana há mais de um ano.

De acordo com o sindicato, a rescisão vem quebrar os compromissos que tinham sido assumidos pela autarquia no sentido de estes trabalhadores integrarem o mapa de pessoal do município.

"Em dezembro de 2018, a CML abriu concurso externo para esta atividade, face às enormes carências de pessoal, e decidiu realizar contratos de prestação de serviços (recibos verdes) com os trabalhadores candidatos ao referido procedimento concursal", é referido.

O sindicato adianta que alguns dos trabalhadores naquela situação estão a ser informados da rescisão do contrato.

"Trabalhadores estes que foram necessários durante mais de um ano, cumprindo sempre os seus deveres, não podendo agora ser dispensados e os seus direitos e expectativas negados", sublinha o sindicato.

Na nota, o sindicato diz repudiar "totalmente a prática" e "exorta a CML e o presidente da autarquia, Fernando Medina, a assumir uma resolução para este problema".

O sindicato indica ainda estar disponível para, em conjunto com o município, participar na resolução do problema.

A agência Lusa tentou sem sucesso, obter um comentário por parte da câmara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório