Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Beja avança com reparação de troços de estrada municipal degradada

A Câmara de Beja iniciou hoje uma intervenção de reparação para "repor condições de segurança" de dois troços da Estrada Municipal (EM) 511, uma reivindicação de autarcas e populações devido ao estado de degradação da via.

Beja avança com reparação de troços de estrada municipal degradada
Notícias ao Minuto

15:03 - 09/03/20 por Lusa

País Beja

Trata-se de uma intervenção de reparação e manutenção de dois troços para "repor e melhorar as condições de segurança" na EM511, que liga a cidade de Beja às aldeias de Cabeça Gorda, Salvada e Quintos, disse à agência Lusa o presidente do município, o socialista Paulo Arsénio.

"Não é a intervenção ideal, nem a que o município gostaria de fazer, mas é a possível" e vai permitir "melhorar o pavimento em zonas com maiores debilidades e as condições de segurança dos utentes da via", frisou.

Segundo o autarca, a intervenção, que deverá durar "no mínimo, um mês", inclui a reparação e manutenção do troço entre os entroncamentos com o Caminho Municipal 1045 e a EM513 e do troço entre os entroncamentos com a EM513 e a Estrada Nacional 391.

A EM511 está fechada ao trânsito e os automobilistas têm de circular por percursos alternativos durante a intervenção, que será suspensa e a estrada abrirá ao trânsito no dia 18 deste mês exclusivamente para a passagem da primeira etapa da edição deste ano da Volta ao Alentejo em Bicicleta.

O autarca adiantou que, "em princípio", durante o próximo verão, o município fará uma outra intervenção para "reforçar a segurança" no troço da EM511 junto à Herdade dos Falcões, onde há um lagar de azeite e entradas e saídas regulares de viaturas pesadas que circulam na estrada.

A circulação regular de viaturas pesadas é "um dos motivos que causa um desgaste significativo do pavimento e buracos profundos e muito perigosos para a circulação na estrada, sobretudo na zona da herdade", frisou.

O proprietário do lagar prevê "fazer no verão um conjunto de alterações na entrada" da herdade, como criar faixas de aceleração e desaceleração, "e quando essas obras forem executadas a câmara tenciona fazer uma intervenção" na zona da EM511 junto à herdade", explicou.

Paulo Arsénio disse que o executivo da Câmara de Beja está a equacionar a possibilidade de lançar, ainda durante o atual mandato, um concurso público para adjudicar a realização do projeto de execução de uma "intervenção profunda e global" na EM511.

"A decisão ainda não está tomada" e mesmo que o concurso seja lançado e o projeto de execução feito durante o atual mandato, que termina em outubro de 2021, a intervenção "profunda e global" só poderá ser executada num próximo mandado, disse.

A reparação da EM511 é uma reivindicação das juntas de freguesia e populações de Cabeça Gorda, Salvada e Quintos e da oposição CDU na Câmara de Beja.

Em comunicado enviado à Lusa, o executivo da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, liderado pela CDU, congratulou-se com a decisão da Câmara de Beja de iniciar os trabalhos de manutenção e reparação da EM511.

No entanto, o executivo da junta defende que "a solução passa pela reparação global" da EM511 para "repor o pavimento em condições" de a via "ser utilizada em segurança" e por "garantir a regular monitorização e conservação" da estrada para evitar que volte ao "estado a que chegou".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório