Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Oliveira do Bairro avança com requalificação do posto da GNR

O município de Oliveira do Bairro, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana assinam hoje, em Lisboa, um contrato de cooperação interadministrativo para reabilitação do edifício do posto da GNR daquele concelho bairradino.

Oliveira do Bairro avança com requalificação do posto da GNR
Notícias ao Minuto

11:11 - 09/03/20 por Lusa

País GNR

A assinatura do contrato de cooperação interadministrativo é o primeiro passo para a requalificação profunda do edifício construído em 1978, que apresenta "várias deficiências estruturais graves, patologias construtivas e um avançado estado de degradação".

O contrato surge na sequência de um despacho conjunto do Ministério das Finanças e do Ministério da Administração Interna, que autoriza a despesa da elaboração do projeto de execução para a empreitada de reabilitação do edifício do Posto Territorial da GNR de Oliveira do Bairro.

A despesa com a elaboração do projeto de execução será suportada pelo município, num valor máximo de 50 mil euros, sendo depois reembolsada pela Secretaria-Geral da Administração Interna.

Só depois será possível ao município, liderado pelo centrista Duarte Novo, abrir concurso público para a empreitada de execução, investimento cujo valor ainda não é conhecido, que será suportado pela Administração Interna.

"O contrato é mais um passo numa luta que assumimos logo no início do nosso mandato, para que os profissionais que zelam pela nossa segurança, no caso concreto em Oliveira do Bairro, tenham condições de conforto e de trabalho condignas, de acordo com a importância e nobreza da sua missão", refere Duarte Novo.

A falta de condições no Posto Territorial da GNR de Oliveira do Bairro, que serve mais de 20 mil habitantes, têm sido denunciadas ao longo dos anos por diversas forças partidárias.

Em junho de 2018, foi mesmo aprovado pela Assembleia da República um Projeto de Resolução do CDS-PP que recomendava ao Governo que avançasse com urgência com obras de requalificação do Posto Territorial de Oliveira do Bairro da GNR, de modo a assegurar "aos guardas ali instalados as condições dignas e adequadas ao desempenho das suas funções".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório