Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Ativistas protestam em Lisboa contra violência nas fronteiras europeias

Um grupo de ativistas junta-se esta sexta-feira para exigir uma reação dos países da União Europeia face à "crise humanitária" que acontece nas fronteiras entre a Turquia e a Grécia.

Ativistas protestam em Lisboa contra violência nas fronteiras europeias
Notícias ao Minuto

08:26 - 06/03/20 por Silvia Abreu

País Migrantes

No âmbito de um protesto organizado pela Humans Before Borders, ativistas - vestidos de preto - vão deitar-se no chão da Praça Europa, em Lisboa, para exigir que a União Europeia tome medidas "para mitigar a violência nas fronteiras europeias", é explicado num comunicado enviado às redações.

O protesto irá realizar-se ao lado da instalação da bandeira da UE pela ICY e SOT.

A exigência principal "é a realocação de pessoas nos países da União Europeia que enfrentam pressões desproporcionais", é referido.

O protesto surge depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter aberto as fronteiras aos milhares de migrantes provenientes da Síria, que se encontram agora à entrada da Grécia.

"Os barcos estão a chegar às ilhas e a resposta da guarda costeira grega tem sido à base da intimidação e demonstração de força, incluindo dísparos na água e a empurrar fisicamente os botes para trás, colocando em risco a vida das pessoas", ressalva a organização, salientando que "não será permitido a escalada de violência contra pessoas que fugiram das suas casas para alcançar segurança".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório