Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19: "São João e Santo António mantêm capacidade de resposta"

Informação realçada pelo Ministério da Saúde no briefing feito na manhã desta terça-feira.

Covid-19: "São João e Santo António mantêm capacidade de resposta"
Notícias ao Minuto

12:06 - 03/03/20 por Melissa Lopes

País Coronavírus

Depois de os hospitais de São João e de Santo António, no Porto, terem esgotado a sua capacidade de resposta esta segunda-feira, estas unidades foram agora complementadas "através da ativação de outras  da região Norte (Hospital de Braga, Unidade Local de Saúde de Matosinhos e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa)", informa o Ministério da Saúde em comunicado, em consonância com a indicação dada pela diretora-geral da saúde, Graça Freitas, na noite passada. 

Assim, esclarece a tutela, os hospitais em causa "mantêm a sua capacidade de resposta" ao Covid-19. 

Na mesma nota, o Governo refere que "estas medidas têm como objetivo reforçar o acesso e a capacidade de resposta dos serviços de saúde"

Esta informação surge na sequência de uma reunião do Ministério da Saúde, na manhã desta terça-feira, com a presença da DGS, INSA, INFARMED, INEM e ACSS.

"Estas reuniões visam avaliar, em permanência, a adequação de medidas e afetação de meios para garantir uma resposta proporcional à epidemia de doença por coronavírus (COVID-19)", explica a tutela de Marta Temido. 

Em caso de sintomas, recorde-se, deve ligar para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), ao invés de se dirigir ao hospital ou centro de saúde. 

Portugal regista dois casos de infeção por coronavírus, dois homens que estão internados em hospitais do Porto. Tanto o médico de 60 anos, que esteve de férias no norte de Itália, como o homem de 33 anos que terá contraído a infeção em Espanha, encontram-se estáveis. 

A nível global, o número de mortos devido à infeção pelo novo coronavírus já é superior a 3 mil. Em Itália, país europeu mais afetado, regista mais de 50 vítimas mortais. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório