Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Nelson Mandela é uma figura que se equipara a Gandhi"

Ramalho Eanes, em entrevista à SIC Notícias, relembrou Nelson Mandela, inclusive quando esteve com ele, olhos nos olhos. O ex-presidente da República lembrou também que o exemplo dele serve de “inspiração”, no que toca ao diálogo enquanto solução para traçar caminhos de futuro no País.

"Nelson Mandela é uma figura que se equipara a Gandhi"
Notícias ao Minuto

21:51 - 06/12/13 por Notícias ao Minuto

País Ramalho Eanes

O exemplo de Nelson Mandela foi comentado pelo ex-presidente da República portuguesa, Ramalho Eanes, tanto para Portugal como para o Mundo – considerando-o “um homem com uma visão humanista muito grande”.

Eanes considera que existiram dois factores fundamentais para a génese da sua personalidade, nomeadamente, “a sua fundação cristã” e “a sua educação universitária, que defendia valores cristãos”.

“Era realista, humilde e tinha uma visão humanista muito grande”, diz o ex-presidente, recordando o momento de um comício onde as palavras começaram a ficar agressivas e Mandela parou, dizendo que as palavras de ordem e o caminho a seguir era outro, de união e disciplina. No entanto, ressalvou que se alguém não concordasse o dissesse naquele momento, e se tal acontecesse ele ir-se-ia embora, acreditando que não estaria ali a fazer nada.

No primeiro contacto presencial que teve com Madiba, Ramalho Eanes disse já o ter visto com idade avançada, com “serenidade, confiança no futuro da África do Sul, seguro de que se tinham construído alicerces sólidos para um futuro de liberdade”.

“É uma figura que se equipara a Gandhi de alguma maneira”, declarou Eanes, por considerar ter marcado o seu tempo com valores e humanismo.

O ex-líder remata a entrevista lembrando que Mandela é também um exemplo para Portugal, dando-nos “uma grande lição”. Já que “somos tão poucos, um país tao pequeno, com poucos recursos” porque é que “através do diálogo não estabelecemos uma estratégia e caminhos para um futuro que a todos interesse”, reflecte, considerando Madiba como “uma inspiração para reflexão”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório