Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Depressão Jorge anda a rondar e traz chuva no fim de semana

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o regresso da chuva a todo o território continental para este fim de semana e uma descida da temperatura máxima, em especial no Interior.

Depressão Jorge anda a rondar e traz chuva no fim de semana
Notícias ao Minuto

08:30 - 28/02/20 por Melissa Lopes

País Tempo

O IPMA informa esta sexta-feira, através de uma nota divulgada no site, que o "sistema frontal associado à depressão Jorge deverá atravessar Portugal continental com atividade moderada na região Norte, e enfraquecendo gradualmente enquanto se desloca para sul".

Assim, para sábado, dia 29, prevê-se períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, por vezes forte no Minho e Douro Litoral até ao início da manhã, estendendo-se à região Sul a partir da manhã.

A previsão aponta para que a chuva passe a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes que poderão ser de neve acima de 1.200 metros de altitude.

O vento será por vezes forte no litoral Norte e Centro até ao início da manhã de sábado, sendo moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 90 km/h, e enfraquecendo no final do dia. Devido ao vento forte, no sábado, três distritos estarão sob aviso amarelo: Viana do Castelo, Braga e Porto. 

O IPMA assinala ainda que a temperatura máxima deverá descer, em especial no Interior, não ultrapassando 12°C em Trás-os-Montes e Beira Alta e atingindo valores entre 15 e 19°C no litoral e região Sul.

Notícias ao MinutoPrevisão do IPMA para sábado, dia 29© IPMA

No dia seguinte, domingo, o cenário deverá repetir-se, com previsão de períodos de chuva, sendo persistente e por vezes forte a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e em geral fraca na região Sul. Há também no domingo a possibilidade de queda de neve acima de 1.200 metros de altitude até ao início da manhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório