Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Mubi Aveiro reclama mais segurança para peões e ciclistas na cidade

A Mubi Aveiro reclamou hoje a melhoria das condições de segurança de circulação pedonal e em bicicleta na cidade, na sequência de dois atropelamentos de ciclistas na última semana.

Mubi Aveiro reclama mais segurança para peões e ciclistas na cidade
Notícias ao Minuto

11:29 - 26/02/20 por Lusa

País Aveiro

Em comunicado, a Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mubi) salienta a necessidade de "baixar as velocidades em meio urbano" e de maior fiscalização ao estacionamento ilegal em vias cicláveis, paragens de autocarro, e imediatamente antes de passadeiras e cruzamentos.

"São vários os problemas existentes que colocam em risco ciclistas e peões: volume de tráfego excessivo, velocidades excessivas, espaço rodoviário desajustado a meio urbano, vias cicláveis - quando existentes - com planeamento deficiente, estacionamento ilegal", enumera.

Para aquela associação, o tráfego de atravessamento da cidade deveria ser dissuadido de usar as principais avenidas do centro citadino e "é fundamental baixar as velocidades em meio urbano".

"Impõe-se que sejam implementadas medidas físicas de redução efetiva de velocidade dos veículos motorizados, especialmente na proximidade de escolas, áreas residenciais e junto a locais de atravessamentos de peões e ciclistas", observa o comunicado em que se faz alusão a dois atropelamentos, na última semana, de ciclistas, concluindo ser insuficiente "apenas a sinalização de limite de velocidade".

"Diariamente centenas de automóveis estacionam ilegalmente nas poucas vias cicláveis existentes, nas paragens de autocarro e imediatamente antes de passadeiras ou de cruzamentos. Isto advém em parte do desenho deficiente do espaço público, com dimensões excessivas do espaço rodoviário, e por outro lado da falta de fiscalização efetiva por parte das autoridades competentes, mas também, e em primeira instância, da falta de alternativas viáveis à dependência da utilização do transporte motorizado individual, decorrente da ausência de uma política local coerente para a mobilidade sustentável", critica a Mubi Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório